Nossa Cidade

Prefeitura finaliza inspeção em carros da frota para evitar “fumaça preta”

A Prefeitura de Hortolândia finaliza, nesta segunda-feira (22/06), a inspeção de 49 veículos da frota, entre locados e patrimoniados, movidos a diesel. A ação, iniciada no dia 17 de junho, é realizada semestralmente pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e visa checar o índice de “fumaça preta” liberada pelos utilitários. A medida também atende às propostas do Programa Estadual Município Verde Azul, com relação à diretiva Qualidade do Ar.

Durante a vistoria, os veículos passam por teste feito com um cartão do tipo “Ringelmann Reduzido”, que serve para comparar a tonalidade (densidade) da fumaça liberada pelo escapamento do veículo movido a diesel com a dos cinco padrões da escala, que variam de 1 (20%), para os tons mais claros, a 5 (100%), para os mais escuros. Após a inspeção, se aprovado, o veículo recebe um adesivo, que é afixado no para-brisa, em local visível. Em caso de irregularidade, o Setor de Manutenção Corretiva é acionado pelo responsável. Nenhum veículo foi reprovado no teste. Em média, os vistoriados ficaram entre os índices de 20% e 40%.

Anuncio


De acordo com Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a “fumaça preta” é altamente poluente e suas substâncias causam sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Quando identificado o problema, o veículo passa por manutenção corretiva para evitar dados graves ao motor e também para que este não libere partículas que afetam diretamente os vegetais e a população.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo