Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura forma mais 100 pessoas no curso de Libras

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 67

Mais de 100 formandos receberam, na noite desta segunda-feira (09/12), o certificado de conclusão do Curso de Formação Continuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Mais que a entrega de diplomas, a cerimônia marcou também a celebração pela décima edição do curso, realizado gratuitamente pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, de modo a beneficiar profissionais da educação municipal e também membros da comunidade. As secretárias Sandra Fagundes Freire (titular) e Roberta Morais Diniz (adjunta); a diretora Maybe Letícia Lordano de Freitas (Educação Básica) e a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, Regina Célia Dias A. Shigemoto, participaram do evento, que aconteceu no auditório Profa. Andreia M. Borelli, no Remanso Campineiro.

“Não é apenas mais uma formação. São 120 pessoas que estão valorizando e participando da emancipação da vida de muitos cidadãos de Hortolândia. Então, nesse sentido, queremos parabenizar cada um de vocês, que estão se formando hoje e acreditam neste trabalho, nesta formação e têm a disponibilidade para contribuir com a nossa sociedade”, ressaltou a secretária Sandra Fagundes Freire, anunciando a abertura de novas turmas do curso para 2020, tanto para servidores municipais, quanto para a sociedade em geral.

Anuncio

Durante a cerimônia, a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, Regina Célia Dias A. Shigemoto, relembrou os primeiros tempos da formação, disponibilizada pelo município. “Já são 10 anos de curso de Libras. Inicialmente, foi um curso de poucas horas e com poucas pessoas. Atualmente, temos dois cursos de 120h, destinado aos profissionais de Educação e outro para a comunidade e outros serviços da Prefeitura. Cada ano fica melhor e mais pessoas querem participar. Temos em torno de 800 a 1000 inscritos para os dois cursos, com 120 vagas”, afirmou ela, acrescentando. “O curso que oferecemos na cidade é reconhecido em toda a região, pois a carga horária é maior, tendo mais atividades e oficinas. Os especialistas que ministram são sempre reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e o grande diferencial é que buscamos valorizar não só a Libras, mas toda a cultura, a questão sintática e a semântica. Outro ponto que destacamos é que temos duas turmas, uma com professores da rede, onde exploramos o viés educativo, e outra turma com pessoas da comunidade, que trabalham no Fórum, em unidades de saúde, em comércios, bancos e exploramos um viés de relacionamento. Quanto mais pessoas pudermos formar, melhor e mais inclusiva será a vida dos surdos na sociedade”, ressaltou Regina.

“Este ano, nosso curso está completando 10 anos de existência na Prefeitura. É o primeiro e o único no país que englobou toda esta população, muito antes de a Libras ter toda a visibilidade que tem hoje. É um curso para iniciantes, é a base para o aluno ir buscar outros conhecimentos, até uma pós-graduação. Mas permite a comunicação com os surdos. Se o surdo chegar numa repartição pública, vai se sentir acolhido, que ele pode se comunicar com as pessoas. Todos aos anos trago um representante da comunidade surda para estar comigo, um surdo que tem domínio de Libras para agregar conhecimento e para os alunos conhecerem o que acontece de verdade”, comentou a professora Elaine Aparecida da Silva.

Advertisement

Entre os formandos estava a psicóloga Elisabeth Felipe de Aquino, que atua profissionalmente e mora em Sumaré. “Fazer este curso em Hortolândia foi um presente. Lá em Sumaré não temos a oportunidade de fazer a Libras. Tem uma instituição que oferece, mas abre poucas vagas. Eu acho que é de extrema importância representar a Psicologia neste lugar e ampliar este olhar. Quando a gente fala em uma pessoa surda, fala também de uma comunidade, porque ela vive em sociedade e precisa ter acesso. Não só de ser incluso, mas saber que esta é uma língua e é necessário respeito e a interação deste sujeito no meio, que todos possam ter acesso a esta forma de falar”, ressaltou Elisabeth.

Para melhorar a atuação profissional, a nutricionista Kelly Cristina Henrique da Silva Gonçalves, que mora em Hortolândia e trabalha no setor privado, decidiu fazer o cursos de Libras. “Muitas empresas onde o grupo em que eu trabalho atua tem surdos e, às vezes, eles perguntam e a gente não consegue atender. Querem ser bem atendidos e saber coisas sobre nutrição. Por esta necessidade, resolvi que eu deveria me incluir no mundo deles. Por isso, busquei a Libras para me inteirar a atender este público”, argumentou a profissional. 

“Este curso torna a gente mais humana. A gente vê a dificuldade do surdo na sociedade, como sofre por ter uma invisibilidade social, por serem deixados de lado. Este curso me ajuda por me dar mais um 

pouco de segurança para me comunicar com eles e ajudá-los a ter uma vida mais digna, porque parece que vivem num mundo paralelo”, destacou Sandra Ap. Gomes Benedito, profissional da educação na Emef Salvador Zacarias Pereira Jr, no Jd. Novo Ângulo.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Avatar de Redação G.

Published

on

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio

O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio

Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região6 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade7 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial11 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade11 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade11 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade12 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos13 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Advertisement
cinema

Populares