Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura implanta bancos de madeira reutilizada em praças públicas

Prefeitura

Publicado

em

 

Em Hortolândia, a frase do químico francês Antoine Lavoisier é revivida diariamente em favor da causa socioambiental. Troncos e galhos de árvores que precisaram ser cortadas agora dão vida e alegria a quem circula por praças, jardins e outras áreas de convivência em escolas e unidades de saúde da Prefeitura. Reaproveitados, viraram bancos e mesas, exemplificando a máxima de que, “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que, por meio do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, já implantou móveis de madeira reaproveitada em, pelo menos, cinco espaços públicos da cidade somente neste ano. Dentre eles, estão duas escolas municipais, duas praças e uma unidade de saúde.

As peças são fabricadas artesanalmente por servidores do Viveiro Municipal, na Oficina de Reaproveitamentos de Madeiras de Cortes Autorizados, criada em 2018. O grupo conta com um marceneiro, um ajudante e, eventualmente, busca ajuda na equipe de manutenção de APPs (Área de Proteção Permanente) para fixar os móveis. A medida, além de econômica, atende a demandas da comunidade e visa motivar outras ações de sustentabilidade no município. Segundo o técnico em agropecuária e coordenador do Viveiro Municipal, Toni Cláudio Andrade Sousa, para a confecção dos móveis os agentes usam principalmente os troncos. Galhos, folhas e outras partes provenientes de podas e cortes de árvores removidas viram, após compostagem, adubo orgânico usado no próprio Viveiro Municipal e também doado à comunidade. Bonitos, os móveis rústicos são muito apreciados. Segundo Toni, há diversas solicitações em fila de espera.

Entre os espaços beneficiados estão a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiza Vitória Oliveira Cruz, no Orestes Ôngaro; as praças do Jd. Santiago e do Jd. Nossa Senhora de Fátima e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jd. Amanda. Ainda de acordo com o técnico, um dos próximos espaços de convivência a ser beneficiado será a Lagoa do Jd. Amanda, que ganhará seis conjuntos de mesa e bancos de madeira reutilizada na área onde fica o parque infantil.

“Além de proporcionarem embelezamento nos espaços públicos, o objetivo das instalações dos móveis rústicos é que eles sirvam de exemplo de preservação e proteção ao meio ambiente, bem como levem a população a ter mais qualidade de vida”, afirma a do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia registra 102 mortes por Covid19

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta sexta-feira (14), Hortolândia registrou mais um morte por Covid19 e chega a 102 óbitos da cidade. A vitima era um homem de 62 anos e tinha outras comorbidades.

BOLETIM – CORONAVÍRUS (COVID-19) HORTOLÂNDIA – 14/08

Casos notificados: 5259
Pacientes em investigação: 975

  • Em Isolamento domiciliar aguardando exame: 932
  • Em Internação na Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia: 5
  • Em Internação no Hospital Municipal Mário Covas: 2 (2 em UTI)
  • Em Internação hospitalar fora do município: 36 (24 em UTI / 12 em enfermaria)

Casos confirmados: 2396

  • 37 pacientes em isolamento domiciliar
  • 0 em Internação no Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia
  • 0 em Internação no Hospital Municipal Mário Covas (em UTI)
  • 21 pacientes em internação hospitalar fora do município (14 em UTI / 7 em enfermaria)
  • 2236 pacientes já receberam alta / curados
  • 102 Óbitos

Casos descartados: 1888
*Todos os casos em investigação encontram-se em isolamento e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde
**Comunicação de casos confirmados mediante informação da Secretaria de Saúde do Estado

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Estrada Municipal no Firenze será interditada na madrugada deste sábado (15/08) para remoção de guindaste

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia interditará, a partir da 1h deste sábado (15/08), a Estrada Municipal Pedrina Guilherme, que liga duas importantes regiões da cidade: o Jd. Novo Horizonte ao Jd. Firenze.

A medida, de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, é necessária para a retirada de um guindaste do local.

Funcionários da empresa responsável pela máquina orientarão os motoristas que passarem pela região nos pontos de bloqueios para entrarem nos desvios que estarão em vigor e, assim, conseguirem chegar à região que necessitam.

A estrada estará bloqueada nos dois sentidos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o serviço deve ser concluído por volta das 5h e, se possível, os motoristas devem evitar a região.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Poupatempo em Hortolândia ainda neste ano?

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia anunciou que receberá unidade do Poupatempo ainda neste ano.

O município contará com uma unidade do Poupatempo 4.0, que ampliará o acesso à serviços na cidade, como a renovação de CNH e o licenciamento de veículos.

A previsão é de que o posto de serviços seja implantado no mês de outubro e fique localizado no centro da cidade.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares