Nossa Cidade

Prefeitura implanta dispositivos de segurança na linha férrea da Vila Real

mais-seguranca-na-linha-de-trem-do-bairro-vila-real-em-hortolandia

Objetivo é evitar acidentes com pedestres e motoristas

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia realiza obras de segurança na passagem em nível da Vila Real. As ações têm o objetivo de coibir ultrapassagens e a alta velocidade dos automóveis ao atravessar a linha férrea. A implantação dos dispositivos de segurança será finalizada até a segunda-feira (27).

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, todas as passagens em nível da cidade receberão intervenções que ampliem a segurança de motoristas e pedestres. No entanto, como a passagem em nível da Vila Real é o único conflito entre ferrovia e via rodoviária na cidade, o trecho foi priorizado.

As ações de segurança incluem a instalação de canteiro central na ligação da Rua Argolino de Moraes com a Avenida São Francisco de Assis. O canteiro vai dificultar a ultrapassagens de veículos, evitando acidentes sobre a linha férrea. Além disso, haverá lombadas eletrônicas nos dois sentidos da via, antes e depois da linha férrea. A ALL (América Latina Logística), concessionária responsável pela ferrovia também vai auxiliar com reforço de sinalização ativa, como sinal sonoro e visual durante a passagem das composições.

Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A decisão da Prefeitura em implantar os mecanismos de segurança também segue as recomendações do Ministério Público, que acompanha algumas cidades da região cortadas pela linha férrea. Como, no futuro, as cidades podem assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para colaborar com a segurança nas passagens em nível, Hortolândia se adianta e garante a segurança da população.

Viaduto é solução definitiva

A construção de um viaduto sobre a linha férrea é uma ação que vai acabar com o problema dos acidentes na passagem em nível da Vila Real. Para isso, a Prefeitura busca, em parceria com a ALL, recursos junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O projeto da obra está em análise pelo órgão, que sinalizou a possibilidade de incluir a verba necessária para a obra no orçamento de 2014. A Prefeitura aguarda confirmação.

Passagens de pedestres

Já nos trechos onde a linha férrea é utilizada para travessia de pedestres, a Prefeitura adotará medidas diversas. Na passagem em nível da região central, localizada atrás do Shopping Hortolândia, será construído um viaduto. O projeto está em licitação. Já na passagem do bairro Chácaras do Coelho, a Administração irá construir uma barreira, impedindo a utilização do trecho por pedestres. Para o Jardim Sumarezinho, a Prefeitura estuda qual a melhor alternativa.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo