Nossa Cidade

Prefeitura implanta LEV no Parque Lago da Fé

 

Quem passeia em meio ao verde, ouvindo o canto dos pássaros, na pista de caminhada do recém-inaugurado Parque Socioambiental Lago da Fé, no Jd. Nova Alvorada, acaba de ganhar uma ajudinha da Prefeitura de Hortolândia para manter o espaço sempre limpo e bem cuidado. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável acaba de implantar no local um LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis). O equipamento é apropriado para o descarte correto de garrafinhas plásticas ou de vidro, pratinhos, garfinhos, caixas de papelão, papéis em geral e outros materiais recicláveis de pequeno porte.

Anuncio


O dispositivo foi colocado próximo à Avenida Wesley Dias Rodrigues, no Jd. Nova Alvorada. Segundo a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a ideia é que o coletor seja utilizado tanto por frequentadores do parque quanto por moradores dos bairros mais próximos. Este equipamento foi remanejado do Jd. Novo Ângulo, onde estava sem uso por parte da comunidade local. Ele ficava na Rua Oswaldo de Souza, na esquina com a E.E. Maria Antonietta Garnero La Fortezza. 

Além do novo LEV do Lago da Fé, quem circula pela região do parque pode utilizar também o PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros recicláveis) do Parque Gabriel, localizado na Av. Joaquim Martarolli, 2005, por trás da Câmara Municipal que, além de pequenos itens recicláveis, recebe ainda restos de material de construção e móveis velhos. 

Atualmente há 12 LEVs em funcionamento – 11 plásticos e um metálico (veja abaixo).

Novos LEVs permitem coleta mecanizada

Modernos e práticos, os novos LEVs são equipamentos feitos de material plástico, na cor verde, que têm, no alto, duas aberturas, uma de cada lado, para recolher papel, papelão, vidro, garrafas PET, isopor, latas e embalagens em geral. Eles fazem parte do projeto de coleta seletiva de resíduos, que a Prefeitura realiza no município, a fim de promover uma transformação cultural na cidade, levando o munícipe a participar mais das ações de interesse público.

O equipamento plástico permite a coleta mecanizada por parte da concessionária responsável, a Horto Ambiental. Neste novo equipamento, basta separar resíduo orgânico (resíduo molhado) do reaproveitável (resíduo seco). 

Agenda Verde

A coleta seletiva de recicláveis integra o programa Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, criado pela Administração Municipal para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. A ação promove palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores. Além disso, recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, a maio deste ano, aproximadamente 14 mil toneladas de entulho e resíduos inservíveis, descartados pelas ruas de Hortolândia.

A coleta seletiva acontece de dois modos: de maneira voluntária e feita porta a porta. Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs e os LEVs. Existem ao todo 19 equipamentos já implantados, de modo permanente – sete PEVs e 12 LEVs.

Confira os locais onde a Prefeitura já implantou LEVs:

1. LEV Pq. Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, na Rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, no Parque Ortolândia

2. LEV Jd. Firenze – Rua Treviso, em frente à Rua Napoli

3. LEV Amanda – Rua Osvaldo de Andrade, esquina com a Rua Francisco Glicério, em frente ao Colégio Alternativo

4. LEV Centro – Parque Socioambiental Chico Mendes, Av. Olívio Franceschini, s/n, Remanso Campineiro

5. LEV bairro Mirante – Rua Pedro Pereira dos Santos, esquina da E.E. Jd. Santa Clara do Lago

6. LEV Lago da Fé – Avenida Wesley Dias Rodrigues, no Jd. Nova Alvorada

7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

8. LEV Jd. Santa Esmeralda – Rua Turmalina, em frente a Emeief Jd. Santa Esmeralda

9. LEV Jd. Nossa Senhora de Fátima – Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”

10. LEV Jd. Rosolen – Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)

11. LEV Jd. jardim Nossa Senhora de Fátima/Rosolen – Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo)

12. LEV São Sebastião – Rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro divisa com Residencial São Sebastião

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo