Nossa Cidade

Prefeitura implanta moderno projeto de revitalização de praças

Praça no Jd. Terras de Santo Antonio será o primeiro local a receber as benfeitorias 

Envolvimento da comunidade, embelezamento, inovação, paisagismo atualizado e moderno, além de preservação ao meio ambiente. Estes são os pilares do novo projeto desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia para a revitalização e recuperação de praças e espaços públicos. O projeto piloto será realizado na praça Olga Fontana Gazetta, localizada entre as ruas Eliza de Paula Melo e Cleberson Melo Almeida, no Jardim Terras de Santo Antônio, próximo à empresa alimentícia Wickbold.

Anuncio


O trabalho envolve as secretarias de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Obras e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governo e Segurança.

 De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, duas praças no Jardim Nossa Senhora de Fátima também receberão trabalhos semelhantes aos que são realizados no Terras de Santo Antônio neste ano. Em 2019, o objetivo é atender outras áreas de cidade.

TERRAS DE SANTO ANTÔNIO

Para a recuperação e revitalização do espaço de mil metros quadrados no bairro, a Prefeitura realiza a pintura, limpeza e a preparação do terreno. 

“A praça atualmente disponibiliza apenas bancos para o descanso. Após a conclusão dos serviços, o local será completamente transformado”, explica o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Sarto

O projeto será realizado em conjunto com a comunidade local. A Administração se reuniu com moradores do bairro que farão parte do processo de plantios e contribuirão nos cuidados necessários para manter a área limpa e bem cuidada após a conclusão da revitalização.

A praça receberá um jardim sensorial com plantas aromáticas como manjericão, alecrim, hortelã e capim-limão. Depois de construído, o jardim despertará todos os sentidos nos freqüentadores, principalmente o olfato. Jaboticabeiras, goiabeiras e pitangueiras complementam o selecionado “cardápio” de aromas do espaço.

As árvores que já habitam o local serão mantidas e ainda ganharão a companhia de mais seis novas espécies. A construção do pergolado de bambu é mais um elemento de contribuição para o embelezamento do espaço de convivência e integração social do bairro. A praça também receberá um playground e mais bancos para o descanso dos freqüentadores.  

 “Neste projeto de revitalização, a parceria com a comunidade é extremamente importante para colocarmos em andamento esse sonho. Tudo o que será realizado foi desenvolvido por equipes da Prefeitura. Futuramente, temos o objetivo até de produzir as mudas que serão plantadas nos próximos projetos”, destaca o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Carlos Roberto Prataviera Junior.

RECUPERAÇÃO DE ESPAÇOS

Desde o início do ano, a Prefeitura investe na revitalização e manutenção de praças e espaços públicos da cidade. Nesse período, além deste local, 22 áreas de lazer já receberam cuidados emergenciais e serviços de recuperação e revitalização realizados pela Prefeitura em vários bairros da cidade. Atualmente, existem 189 praças em Hortolândia

COLABORAÇÃO

A Administração pede a colaboração da população para não jogar lixo e entulho em vias, terrenos e espaços públicos da cidade. Esta ação é crime ambiental e gera multa ao infrator. Os valores variam de R$ 160,43, a R$ 32.068, 00. Ao flagrar esta situação, pode ser feita uma denúncia por meio do WhatsApp (19) 99976-1840.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo