Nossa Cidade

Prefeitura implanta novos equipamentos de coleta seletiva

 

A fim de incentivar a coleta seletiva de resíduos no município, a Prefeitura de Hortolândia ampliará o número de equipamentos de descarte de recicláveis a partir deste mês. A cidade ganhará, em breve, 10 novos LEVs (Locais de Entrega Voluntária). O primeiro foi implantado, nesta quinta-feira (08/02), na área externa da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, localizada na Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785, no complexo do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Anuncio


O equipamento na cor verde é feito de material plástico e tem, no alto, uma abertura única para recolher papel, papelão, vidro, garrafas PET, isopor, latas e embalagens em geral. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o novo equipamento permitirá coleta mecanizada por parte da concessionária responsável. Nos três LEVs feitos de metal, anteriormente implantados na cidade, há quatro aberturas para que o munícipe faça uma pré-triagem do material a ser descartado. No novo equipamento, isto não é necessário. Basta separar resíduo orgânico do reaproveitável.

Para a secretária adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a implantação dos novos equipamentos complementa a ação de coleta seletiva, em ampliação na cidade. “É mais uma iniciativa para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis em Hortolândia”, afirma.

Atualmente, existem três LEVs e sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis), distribuídos nas cinco regiões da cidade. A previsão é que, ainda neste ano, outros cinco PEVs sejam implantados, além dos novos LEVs. Em março, a Administração começará a fazer a coleta seletiva porta a porta, de forma piloto. Inicialmente, o serviço atenderá moradores dos bairros Parque Ortolândia, Jd. Firenze e do condomínio Golden Park. A meta é atender toda a cidade, gradativamente. O serviço domiciliar representará mais facilidade e comodidade ao munícipe. Ações de educação ambiental, por meio de palestras, têm orientado à população sobre como participar corretamente, de ambas as modalidades.

Agenda Verde

A coleta seletiva (porta a porta ou voluntária) é uma ação do Programa Agenda Verde, criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

“A cidade ganha em todos os aspectos com a implantação deste projeto. Separar materiais recicláveis e dar a destinação correta a eles é uma ação de cidadania. Ao cuidarmos do nosso meio ambiente, tornamos a cidade mais saudável e com mais recursos para investimentos em outras áreas”, observa o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

“Ao separar os materiais, o munícipe reduz o volume de lixo enviado ao aterro sanitário, trazendo economia aos cofres públicos. Ao economizar, o município aumenta o investimento em áreas primordiais para o desenvolvimento, como saúde e educação. A coleta seletiva protege o meio ambiente e prolonga a vida dos aterros sanitários, gerando emprego e renda a recicladores. Essas ações fortalecem a Cooperativa de Reciclagem da cidade, e torna o município mais saudável para todos”, afirma a secretária adjunta.

Confira os locais onde já há LEVs implantados:

LEV 1 Jardim Rosolen (modelo metálico)

Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)

LEV 3 Centro (modelo metálico)

Rua Antônio Bernardes, Remanso Campineiro (Em frente à Emeief Zenaide F. de Lira Seorlin)

LEV 12 Jardim Rosolen (novo modelo)

Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo)

 

Veja os locais onde a Prefeitura implantará os demais:

LEV 2 Jardim Amanda (modelo metálico)

Local a definir

LEV 4 Jardim Amanda I

Local a definir

LEV 5 Jardim Amanda II

Local a definir

LEV 6 Parque Ortolândia

Praça Pastor Ernesto Roth, entre a Av. Santana e a R. 7 de Setembro

LEV 7 Vila Real

Avenida São Francisco de Assis (na Praça da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário),

LEV 8 Centro

Rua Luiz Camilo de Camargo (Em frente à E. E. Manoel Ignácio da Silva)

LEV 9 Bairro Mirante

Rua Pedro Pereira dos Santos (Esquina da E.E. Jardim Santa Clara do Lago)

LEV 10 Jardim Novo Ângulo

Rua Oswaldo de Souza (Esquina da EE. Maria Antonietta Garnero La Fortezza)

LEV 11 Jardim Nossa Senhora de Fátima

Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”.

LEV 13 Jardim Santa Esmeralda

Rua Turmalina (Em frente a Emeief Jardim Santa Esmeralda)

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo