Nossa Cidade

Prefeitura reforça segurança em Ponto de Ônibus da cidade

A Prefeitura reforça o patrulhamento da Guarda Municipal nos pontos de ônibus da cidade, diariamente, das 4h30 às 7h30 da manhã, por meio da Operação Linha de Ônibus. O objetivo é garantir a segurança da população que utiliza o transporte coletivo nos bairros com maior índice de criminalidade. A ação da Prefeitura de Hortolândia é realizada por meio de informações divulgadas pelo POP(Patrulhamento Orientado ao Problema), sistema criado pela  Guarda Municipal, que auxilia na ampliação da segurança em diversas pontos da cidade. Ampliar a segurança no município é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini, por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). 

“Esta operação acontece todos os dias com o objetivo de garantir a segurança da população que utiliza o transporte público nas primeiras horas do dia. O patrulhamento reforçado inibe a ação dos criminosos nos pontos dos ônibus, onde os objetos como celulares e bolsas são os alvos”, explica o secretário de Segurança Pública, Joldemar Nunes Correia. 

Anuncio


Pelo POP, a Secretaria de Segurança reúne dados que indicam a necessidade de maior patrulhamento da GM em determinado território. O sistema é integrado à Polícia Militar. O reforço do contingente nos bairros acontece por meio do número de boletins de ocorrência registrados em cada região, com foco nos roubos e furtos. 

“Por isso é muito importante a elaboração dos boletins de ocorrência. Com os cruzamentos dos dados da Polícia Militar com a Guarda Municipal, conseguimos realizar os deslocamentos das viaturas para as áreas onde há mais necessidade”, observa Correia.

De acordo com a Secretaria de Segurança, para ajudar a evitar roubos e furtos nos pontos de ônibus, as pessoas podem procurar locais com maior iluminação, estabelecimentos comerciais e onde há aglomeração de pessoas. Além disso, é preciso evitar o uso do telefone celular de maneira distraída, de objetos como jóias e correntes. Outra dica é andar com bolsas e mochilas na parte da frente do corpo.

A população pode solicitar os serviços da Guarda Municipal pelos telefones: 153 e 0800111580.

MAIS SEGURANÇA

A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança aos moradores de todas as regiões da cidade. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura implantará, em breve, o sistema Detecta nos aparelhos de fiscalização eletrônica do trânsito da cidade. O sistema facilitará a localização de carros furtados ou roubados. Ao ligar para o número 190, o cidadão terá sua queixa registrada e em questões de segundos o sistema será acionado para a viatura que estiver mais perto da ocorrência realizar a abordagem. O Detecta começará a funcionar ainda neste semestre.

Também está em andamento o processo licitatório para a instalação de câmeras de monitoramento com o sistema inteligente OCR. O software já foi comprado e permite a leitura das placas de veículos, integrando as forças de segurança para diminuir o índice de criminalidade. 

Outra ação que ampliará a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia. O trabalho já foi realizado nas avenidas Olívio Franceschini e Antônio da Costa Santos, que fazem parte do Corredor Metropolitano, além do Parque Socioambiental Lago da Fé. A instalação das luminárias também está em andamento no entorno da lagoa do Jardim Amanda. A meta é que, até o final de 2020, toda a cidade receba lâmpadas de LED. 

PIC

As ações para ampliar a segurança em Hortolândia são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa da Prefeitura que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano de Hortolândia para os próximos 30 anos. As obras do PIC são realizadas pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo