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Prefeitura implanta projeto para melhorar aprendizagem

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Para melhorar os indicadores educacionais nas escolas municipais e o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa, a Prefeitura de Hortolândia implanta, a partir de agora, o projeto “Aprender Mais: melhorando o Ideb”. A iniciativa beneficiará cerca de 13 mil estudantes de 1o a 5o ano, em 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Entre as metas está aprimorar ainda mais os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo governo federal para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino nas escolas brasileiras, públicas e particulares. Em 2015, a rede municipal de Hortolândia alcançou 6,5. Os índices de 2017 ainda não foram divulgados. A escala de avaliação vai de um a dez.

O projeto foi lançado durante o Seminário de Educação Integral, que trouxe de volta a Hortolândia, em março passado, a Prof.ª Dr.ª Jaqueline Moll, titular da Faculdade de Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) e referência em educação integral no Brasil. Além da palestra sobre “Educação Integral: currículo e desenvolvimento”, foram realizadas, entre os dias 19 e 23 de março, formações específicas sobre o projeto, ministradas pela pedagoga e doutora em Educação, Ana Sueli Teixeira, e pelo professor Marco Botelho, especialista em Docência do Ensino Superior na área de matemática. Ana Sueli é também autora do projeto Aprender Mais e diretora pedagógica da Prose7e.

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Após a formação, oferecida a cerca de 570 profissionais da Educação, e a distribuição dos kits do aluno, os cadernos de apoio à aprendizagem, um de Matemática e outro de Linguagens (Língua Portuguesa), começam a ser usados em sala de aula. Cada aluno recebe dois kits, com quatro livros no total: dois para usar no primeiro semestre letivo e outros dois, no segundo.

“Este material está me ajudando muito, pois tenho dificuldade em Matemática. A gente tem que ter mais raciocínio para pensar, tem que estar com a cabeça mais livre. Dá um ‘mexe-mexe’ na minha cabeça. De Português eu gosto, tenho mais facilidade. Eu gosto de ler, de fazer textos, de criar e ter imaginação. Meu sonho é ter um livro”, revela Guilherme Antony Santos Lopes, de 10 anos, estudante do 5o ano A da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. “Agora, sinto que assim estou ficando mais esperto. Mostra uma maneira de pensar que ajuda a fazer a conta”, explica o garoto. “Achei bem legal. Vai incentivar a gente a aprender mais, Matemática e Português. Fala sobre o que a gente precisa e favorece o entendimento, porque sou bem ruim em Matemática, apesar de a professora sempre buscar nos ajudar a saber mais as contas. Percebi que a maneira de ensinar é diferente”, indica a colega de sala Júlia dos Santos Gouveia, de 11 anos.

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A percepção da garota é real. De acordo com a professora da turma, Cristina Moraes, que passou por formação com a equipe do projeto, além do material próprio e específico, que servirá de apoio em sala, o “Aprender Mais” vem para provocar em alunos e professores a busca pelo conhecimento e alterar estratégias de trabalhar. “Ter material pronto melhora muito. Tem uma sequência didática. A proposta é desafiar os alunos, trabalhar a curiosidade, despertar o interesse para que eles queiram participar ou participem pela necessidade. Podemos trabalhar ora individualmente, ora com agrupamentos, de dois ou mais, corrigir juntos”, esclarece a profissional, experiente na Prova Brasil, que afere os índices do Ideb. “Esta será minha quinta ou sexta prova. O projeto vem agregar ao conteúdo passado em sala”, avalia, ressaltando outro aspecto importante da iniciativa: sua implantação um ano antes da realização da prova, aplicada em anos ímpares.

“A formação foi bem rica, com um material muito bom, textos bem escolhidos e em grande quantidade, o que facilita a exposição. O projeto complementa o que a gente já faz em sala de aula para tornar as crianças mais letradas”, afirma a coordenadora pedagógica da escola, Luciane Dobelin Barion. Segundo Eliane Guimarães Mendes e Hadley Ferreira faria, coordenadoras pedagógicas do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, embora a Prova Brasil seja direcionada a estudantes do 5o ano, é importante começar a preparação dos alunos desde o 1o. ano, uma vez que há outras avaliações diagnósticas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica, como a Provinha Brasil, para os do 2o ano, e a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), para os do 3o ano. “Serão trabalhadas diversas habilidades e competências. Queremos melhorar o aprendizado e alterar para melhor o índice do Ideb. O material de apoio tem atividade mais elaboradas e, na formação, foram apresentadas estratégias de atuação do professor em sala de aula que fazem a diferença, como jogos matemáticos e maneiras de trabalhar a geometria, por exemplo”, destacam. “O material de apoio não substitui o livro didático, é preparatório para os simulados. O projeto estimula a mudança de postura em sala e vem com escritores muito bons”, acrescentam as professoras do 4o ano, Eliete Damasceno e Azelita Alves dos Santos.

“O projeto Aprender Mais colabora na construção de intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios apresentados pelos processos de avaliação, a exemplo da Provinha, da ANA e da Prova Brasil. O objetivo é diagnosticar, avaliar e orientar os professores da rede municipal de Ensino, a partir dos dados obtidos com essas avaliações e uso de materiais didáticos direcionados aos alunos, tendo em vista a melhoria dos indicadores educacionais e do grau de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Com isso, torna-se possível obter melhores resultados na qualidade da educação, contribuindo de forma favorável a ascensão do Ideb do nosso município”, afirma a diretora de Ensino Fundamental, Roberta Diniz.

“O objetivo do projeto é colaborar para a melhoria da aprendizagem das crianças em Língua Portuguesa e Matemática. Propõe uma trilha metodológica diferenciada, de modo que, em Língua Portuguesa, as crianças tenham oportunidades de aprender as práticas sociais de leitura escrita. A gente introduz uma sequência didática, de modo que as crianças possam interagir com contextos de letramentos diferenciados e fazendo uma aproximação a partir da apreciação literária, das práticas sociais de leitura, da compreensão leitora, da análise linguística e da produção de texto oral escrito, desenvolvendo a formação de comportamentos leitores e escritores, porque esta é a tônica da proposta”, explica Ana Sueli. “Em matemática, a gente trabalha na perspectiva da problematização, onde as crianças vão resolver situações problemas utilizando o conhecimento matemático para isto. Nós trabalhamos os quatro eixos: números e operações, espaço e formas, grandezas e medidas e tratamento da informação”, complementa a pedagoga.

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“Se por um lado, a Prova Brasil é uma proposta de larga escala, que avalia a rede, a ideia do projeto Aprender Mais é garantir a aprendizagem de cada criança, acompanhando esse processo, de modo que todas possam avançar nos conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. Em cada volume, temos um simulado com 20 questões para que as crianças também possam vivenciar experiências em torno de questões relacionadas à Prova Brasil e às outras avaliações que são aplicadas como a Provinha Brasil, no 1o e 2o ano e a ANA, no 3o ano e a própria Prova Brasil, no 4o e 5o. anos. Então, o que a gente espera é criar uma trilha metodológica de modo que o professor compreenda estes descritores, os processo de aprendizagem (como se forma um leitor, como se forma um escritor, como se aprende matemática na escola), a partir de situações da vida cotidiana das crianças. Essa é a expectativa e a trilha construída “, afirma Ana Sueli.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

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10ª Gincana da Melhor Idade

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para a 10ª Gincana da Melhor Idade.

Destinada a idosos moradores de Hortolândia com 60 anos ou mais, a atividade será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, como parte das comemorações do aniversário de 33 anos da cidade.

Inscreva-se na 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

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Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do CCMI Remanso, situada na Rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro, munidos de documento de identidade e comprovante de endereço.

As inscrições serão recebidas até o dia 25 de abril. Os idosos atendidos pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) também podem efetuar as inscrições nas unidades onde são atendidos.

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Segundo a coordenação do CCMI Remanso, os desafios da gincana deste ano estão em fase de elaboração. Cerca de 90 idosos da cidade já se inscreveram para participar do evento. Além de estimular a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde, a Gincana da Melhor Idade promove a integração entre os participantes, sendo muitas vezes o primeiro contato de alguns idosos com o CCMI.

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Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

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Campanha do Agasalho 2024

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição da Campanha do Agasalho.

O lançamento ocorreu na sede do FunSol, localizada no Jardim Santana, e contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito de Hortolândia, a presidente do FunSol, Maria dos Anjos e outros.

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A campanha terá mais de 60 pontos oficiais de coleta, distribuídos entre prédios públicos e estabelecimentos comerciais da cidade. Idealizada pelo Fundo Social, a iniciativa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente durante os meses mais frios do ano.

Pontos oficiais para doação da Campanha do Agasalho 2024

Qualquer pessoa pode colaborar com a Campanha do Agasalho. Para tanto, basta comparecer a um dos pontos oficiais de coleta listados abaixo:

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  • Fundo Social de Solidariedade – Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana, Hortolândia – SP
  • WICKBOLD – Av. da Emancipação, 4000 – Jardim Santo Antonio, Hortolândia – SP.
  • DELL COMPUTADORES – Av. da Emancipação, 5000 -Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • SYNCREON – Av. da Emancipação, 5000 – Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • E.M.S INDÚSTRIA FARMACÊUTICA – Nicole -Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08, Bairro Chácara Assay – Hortolândia / SP.
  • ETEC- ESCOLA TÉCNICA HORTOL NDIA – R. Cap. Lorival Mey, 750 – Jardim Santana – Hortolândia/SP.
  • VILA FLORA HORTOL NDIA – Rosangela – Rua Joaquim Marcelino Leite, 425 – Jardim Interlagos, Hortolândia-SP.
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – R. José Cláudio Alves dos Santos, 585 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP
  • C MARA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel – Hortolândia.
  • UBS – JARDIM AMANDA – Av. Brasil, 800 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP.
  • UBS – TAQUARA BRANCA – Rua Onze De Agosto, 25, Taquara Branca, Hortolândia –SP.
  • UBS – JARDIM ADELAIDE – Rua Osmar Antonio Meira – 300, CEP: 13185305 – Hortolândia
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA MELHOR IDADE – Rua Euclídes Píres de Assis, 200 – Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE – R. Di Cavalcanti – Amanda.
  • CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE – R. Antônio Bernardes – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CONDOMINIO GOLDEN PARK – Av. Santana, 1990 – Jd. Golden Park Hortolândia – SP.
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP – Marcel – Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 – Parque Ortolândia, Hortolândia.
  • ARMAZÉM DO ESTUDANTE – Henrique – R. Luís Camilo de Camargo, 920 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA RA – R. Circular do Sítio de Recreio II, 289 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-530.
  • PRESÍDIO ATALIBA NOGUEIRA – Rodovia Campinas-Monte Mor (Sp-101) Vila Boa Vista – 13064180.
  • SOLVEN – Ester/Suzane – R. Prof. Abigail Alves Pires, 301, Ch. Nova Boa Vista – Hortolândia, SP.
  • SAFETLINE – Valéria – Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101) km 13,2, Chácaras Assay, 13.188-900 – Hortolândia – SP
  • GREEN PARK HORTOL NDIA – R. Beatriz Allievi – Jardim Santa Rita de Cassia, Hortolândia.
  • CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE HORTOL NDIA -Rodovia Campinas/Monte Mor Km 5 – Jardim Novo  Angulo.
  • POSTO JONELLUS (SANTA IZABEL) – Rua Antônio Fernandes Leite, 756, Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, CEP: 13185-230.
  • POSTO JONELLUS (SÃO BENTO) – Rua Nara Leão, 381, Jardim São Bento – Hortolândia, SP.
  • PATRUS TRANSPORTE – Rua Pérola nº 200, Jardim Santa Esmeralda – Hortolândia – SP.
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, CAMPUS HORTOL NDIA –  Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896 – Vila São Pedro, Hortolândia.
  • COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS (PARQUE GABRIEL) – AV. Olivio Franchesquine,1015 – Parque Gabriel – Hortolândia /SP.
  • UBS CAMPOS VERDES – R. Confibra, 155 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA MALIBU JARDIM ADELAIDE – R. Eleusina Batista Silva, 224 – Jardim Adelaide, Hortolândia.
  • XPRIME ACADEMIA – R. Líbero Badaró, 391 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA SMART FIT –  R. José Camilo de Camargo, 05 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • FLYNOW ACADEMIA – Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1380 – Vila Real, Hortolândia – SP.
  • SESI -R. Antonia Mancini Pinelli, 401 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP. 
  • ARENA ATACADO – Av. Santana, 1100 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP
  • GOODBOM SUPERMERCADOS- Av. da Emancipação, 1550 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • SUPERMERCADOS SÃO VICENTE – R. Orestes Denadai, 5 – Jardim das Paineiras, Hortolândia – SP.
  • PENITENCIÁRIA 2 DE HORTOL NDIA – Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, s/n, Km 5 – Jardim Novo Angulo, Campinas – SP.
  • TECNOPERFIL – Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 2945 – Jardim Novo Angulo, Hortolândia – SP, 13185-185.
  • SAVEGNAGO SUPERMERCADOS- R. Luís Camilo de Camargo, 332 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-222.
  • ARCELORMITTAL GONVARRI BRASIL- Av. Francisco Riberas Pampliega, 35 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP.
  • PLENA CURSOS – R. Orlando Pavan, 217 – Jardim Rosolem, Hortolândia – SP.
  • CRÁS JD. AMANDA- Av. Tarsila do Amaral, 540 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP, 13188-160
  • DRIKOS MEC NICA- R. Anizio Bonfim de Almeida, 54 – Jardim Sumarezinho, Hortolândia – SP, 13185-011
  • CAF- Est. Mun. Antônio Nazareno Gomes, s/n – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-852
  • CAHO- R. Rodrigo Carvalho, 200 – Parque Ortolândia, Hortolândia – SP, 13184-081
  • KYNDRYL/IBM- Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença SP101, Km 09 – S/N – Chácaras Assay, Hortolândia – SP, 13186-900
  • MALIBU 24HRS- Av. Antônio Zuza Ferreira, 1748, Hortolândia – SP, 13184-210
  • Mais Vida Studio de Pilates- R. Almada Negreiros, 556 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-010
  • GoodBom Supermercados Amanda- Avenida Magal, 1500 – Terra Preta, Monte Mor – SP, 13199-310
  • Rosolen Transportes e Turismo Ltda- R. Antônio Fernandes Leite, 1401 – Nucleo Santa Isabel, Hortolândia – SP, 13185-230
  • ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA CRISTINA SOUZA LOBO – R. Angra dos Réis, 130 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP
  • MARELLI – Av. da Emancipação, 801 – Jardim Santa Clara do Lago I, Hortolândia – SP, 13184-654
  • Greenbrier Maxion – Matheus Estr. Carlos Roberto Prataviera, s/n – Lote 71 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-889
  • ANHANGUERA – R. Zacarias Costa Camargo, 65 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-280
  • IGREJA N.S APARECIDA – R. Benedito Cândido dos Réis, 156 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP, 13186-180
  • ASSAÍ – R. Luís Camilo de Camargo, 1015 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-420
  • SCAP CENTER – : R. Ricardo Orlando Tim, 19 – Jardim Ricardo, Hortolândia – SP, 13185-521
  • SUPERMERCADO MORETI – Av. João Coelho, 361 – Chácaras Fazenda Coelho, Hortolândia – SP, 13185-501
  • SKY FIT ACADEMIA – R. Caetano Basso, 170 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-212
  • IGREJA METODISTA – R. Serra Canastra, 326 – Jardim Everest, Hortolândia 
  • COLÉGIO ALTERNATIVO – Av. Princesa Isabel, 403 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-021
  • COLÉGIO CLEMENTE PAVAN – R. Benedito Leite, 180 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-280
  • IGREJA EVANGELHO QUADRANGULAR – Av. Brasil, 620 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-252

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Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

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viaduto na Vila Real

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta semana, houve a demolição dos últimos imóveis desapropriados, na área designada para ser o canteiro de obras.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação foi concluída com sucesso. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no início deste mês, assinou o alvará que autoriza a concessionária Rumo Logística a dar início às obras.

Mais detalhes referentes ao viaduto na Vila Real

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O viaduto na Vila Real, em Hortolândia, será uma importante ligação entre a Av. São Francisco de Assis e a Av. Santana. Segundo informações, o empreendimento consistirá na construção de um viaduto com quatro faixas, em dois sentidos, sustentado por vigas.

Além disso, o projeto inclui a construção de uma rotatória, ciclovias e a transposição do córrego Jacuba, da linha férrea e da Rua Antônio Baraldo.

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