Nossa Cidade

Prefeitura implanta tempo integral em mais 5 escolas da rede municipal

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Inspiradas pelo legado do patrono da educação brasileira, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, aproximadamente 250 pessoas, dentre elas vereadores, membros da comunidade escolar e o prefeito Angelo Perugini, participaram, nesta quinta-feira (19/10), da cerimônia de lançamento do programa “Escola de Tempo Integral”, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, na quadra da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, no bairro Chácaras Fazenda do Coelho.

O programa busca oferecer a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. “Este é o dia mais importante do nosso governo. Vamos construir pontes, viadutos, colocar asfalto, ônibus, mas não há nada mais importante do que investir em educação. As crianças podem ser o motor da paz. Precisamos nos perguntar: que mundo estamos construindo para nossos filhos e netos?”, indagou Perugini. “No futuro, vamos colher os frutos do que plantamos agora, neste projeto que foi feito tecnicamente, mas também com muito amor. Vocês, pais, também são promotores deste projeto. Aqui, as crianças encontram professores mais amorosos e vão comer na escola quatro vezes por dia. Conto com todos vocês, pais, mães, professores e alunos, para fiscalizar a nova merenda, para que esteja sempre melhor”, pediu o prefeito. A nova merenda escolar foi implantada no início deste mês.

Anuncio


Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, “a Escola de Tempo Integral é uma política pública de empoderamento social, que permite ao aluno entender o conceito totalizante de cidadania. Não se trata apenas de deixar a criança o dia todo na escola e tirá-la da rua, mas de trazer a rua para dentro da escola, para que os conteúdos regulares venham junto com atividades integradas e lúdicas. Vocês, pais, podem participar ativamente da Escola de Tempo Integral, seja tocando violão, seja propondo manifestações da cultura local ou de outras regiões. A escola tem que ser viva e presente”, destaca Moraes. Para ele, o principal eixo do programa é o protagonismo juvenil. “Teremos uma ampliação do conceito de educação formal. O objetivo é que este aluno aprenda a ser, a ter e a conviver”, explica o secretário.

Durante a cerimônia, estudantes da Emef Armelinda fizeram apresentações culturais: os de 2° e 4° anos encenaram um Jogral, a partir de um texto de Paulo Freire, orientados pelas professoras Michele Viana e Ana Lúcia da Conceição Pereira, e os de 4° e 5° anos, dançaram Hip Hop, acompanhados pelo Prof. Márcio José da Silva Jr.

 Escola de tempo integral

A partir desta semana, mais cinco escolas municipais passaram a adotar parcialmente o regime, oferecendo a 500 alunos, 100 em cada unidade, atividades lúdicas e formativas. Além da Emef Armelinda, tornaram-se “Escolas de Tempo Integral”, neste semestre, as Emefs Profª. Maria Célia Cabral Amaral e D. Ana José Bodini Januário (Jd. Amanda), Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo (Jd. Estefânia) e Jd. Primavera. Lá, os estudantes terão cinco estações de vivência: Acompanhamento pedagógico em Português e Matemática (Orientação de Estudos); Linguagens Artísticas (música, teatro e dança); Corpo e Movimento (práticas pré desportivas); Língua Estrangeira (inglês); e Protagonismo Social (Conviver Bem; Bullying e Cyberbullying; Trânsito Amigo; Os perigos do videogame e celular; Pipa, sim, Cerol, não!).

Com a ampliação do programa na rede municipal, ao todo, 2.050 alunos aumentaram o tempo de permanência na escola, participando de atividades que proporcionam desenvolvimento integral (físico, intelectual, social, emocional e simbólico). A primeira a adotar o tempo integral, em 2011, foi a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos. Depois, outras três unidades também foram contempladas: as Emefs Dayla Cristina Souza De Amorim (Jd. Santiago),  Profª. Patrícia Maria Capelato Basso (Jd. São Sebastião) e Viva Mais (Jd. Santa Clara do Lago).

As nove escolas terão o programa “Escola de Tempo Integral” ampliado gradativamente. Nesta primeira etapa, nem todos os alunos vão ficar em tempo integral. “A seleção dos alunos se dá por critérios de vulnerabilidade social. Em 2018, duas escolas terão 100% dos alunos em tempo integral. Além disso, o programa será ampliado para mais cinco escolas no próximo ano, totalizando 14 unidades”, afirma Moraes. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs desenvolvam o programa, um benefício para 4.210 alunos.

Para Renata Padovani da Cruz, diretora da Emef Armelinda, a Escola de tempo Integral acrescenta muito na formação da criança e facilita o dia a dia das mães. “A partir do momento que estão aqui, o dia todo, em uma escola que já conhecem e confiam, as mães ficam mais tranquilas. As crianças sentem-se mais acolhidas, porque já estão adaptadas ao espaço. Estou muito feliz em participar desta nova etapa da educação no nosso município”, diz a diretora.

“Todos os dias tem uma interatividade pra eles. Então, não fica aquela escola, como se diz, ‘chata’. Não tem como ser ‘chata’, porque tem muita coisa para interagir aqui dentro”, afirma Paula Modesto, mãe do aluno Lucas, do 5° ano, na Emef Armelinda. “Foi uma coisa que caiu do céu, dada por deus, porque é muito cansativo, todos os dias, ao meio-dia, com o sol muito quente [trazer meus filhos]. Eu não tenho condição de pagar perua. [Agora], de manhã cedo, eu acordo, acordo eles e trago pro projeto. É ótimo. Depois vou trabalhar e volto”, afirma Vanusa do nascimento, faxineira e mãe dos alunos Thiago e Vanielly.

Confira as escolas participantes do programa Escola de Tempo Integral

1. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho

2. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda

3. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda

4. Emef Jd. Primavera

5. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia

6. Emeb Jd. Interlagos

7. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago

8. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião

9. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo