Nossa Cidade

Prefeitura implantará Centro de Qualificação Profissional no Jd. Terras de Santo Antonio

Espaço oferecerá o curso gratuito de costura industrial com o objetivo de formar mão de obra para pólo têxtil

 curso de costura no jardim terras de santo antonio

Anuncio


Prefeitura de Hortolândia implantará uma unidade do Centro de Qualificação Profissional no Jardim Terras de Santo Antonio. Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social oferecerá o curso de costura industrial, a partir de julho, para beneficiários do programa Qualifica Cidadão.

A segunda unidade do espaço municipal de formação funcionará na Rua Eleusina Batista Silva, 1339. A Prefeitura estrutura o local para implantar o Centro de Qualificação, que oferecerá aulas nos períodos da manhã e da tarde.

De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento, o objetivo da Prefeitura é formar profissionais para atender a alta demanda de mão de obra apresentada pelas indústrias do pólo têxtil da região.

Por meio do curso de costura industrial, a Prefeitura capacitará 60 pessoas para o mercado de trabalho. Ao final do curso, com duração de 12 meses, os estudantes serão capazes de confeccionar artigos de vestuário, cama, mesa e banho utilizando diversos tecidos.

“Este curso é uma oportunidade para as pessoas atendidas pelo programa Qualifica Cidadão aprenderem uma profissão e voltarem para  o mercado de trabalho”, observa a secretária.

Por meio do Programa Qualifica Cidadão, a Prefeitura oferece ao trabalhador desempregado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 510 mensais para participar de atividades de qualificação profissional. Em contrapartida, o beneficiário cumpre uma carga horária de 30 horas semanais em atividades que contribuam para a melhoria da cidade.

O objetivo da Prefeitura com o programa é ajudar o cidadão se requalificar para voltar ao mercado de trabalho. Cerca de 250 pessoas são atendidas pelo Qualifica Cidadão.

 

Santiago e Boa Esperança também terão centros de qualificação

Rosana adiantou que a Prefeitura trabalha para implantar, até o final deste ano, mais duas unidades do Centro de Qualificação Profissional. Os espaços de profissionalização funcionarão nas regiões dos bairros Santiago e Boa Esperança.

Em abril, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Qualificação Profissional, no Jd. Santa Clara do Lago. A parceria com o Senac-Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) garante cursos profissionalizantes para 200 jovens nas áreas de auxiliar administrativo, educação para o trabalho e de agente socioambiental.

A criação dos centros de qualificação profissional em várias regiões da cidade é uma das prioridades do prefeito Antonio Meira na área de inclusão social.

“É compromisso do nosso governo oferecer oportunidade para as pessoas crescerem junto com a cidade e conquistarem a independência financeira. Ao oferecer cursos gratuitos de formação profissional estamos trabalhando para isso”, disse o prefeito Antonio Meira.

Texto: Elisabeth Soares

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo