Nossa Cidade

Prefeitura implantará coletiva seletiva de lixo porta a porta em março

Projeto piloto foi apresentado a profissionais da Educação, nesta terça-feira (30/11), no evento de encerramento da Jornada Pedagógica

 

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia implantará, a partir de março, a coleta seletiva de lixo porta a porta. O projeto piloto foi apresentado a profissionais da Educação, nesta terça-feira (31/1), durante o evento de encerramento da Jornada Pedagógica. Inicialmente, a coleta seletiva porta a porta atenderá moradores dos bairros Parque Ortolândia, Firenze e do condomínio Golden Park. A meta é atender toda a cidade, gradativamente. O prefeito Angelo Perugini pediu a colaboração e empenho dos professores na conscientização dos alunos sobre a importância de separar os resíduos recicláveis do orgânico.

“Ao conscientizarmos as crianças sobre a importância do meio ambiente para nossas vidas, conseguimos atingir todos. Temos quase 25 mil alunos, queremos que a ideia chegue à residência de cada um para tocarmos o coração do povo da cidade inteira. Este processo pedagógico é importante para lembrarmos que a cidade é nossa e devemos mantê-la limpa”, observa o prefeito Angelo Perugini.

Para colaborar com a coleta seletiva porta a porta é muito simples. Na hora de descartar o lixo, o morador deve separar tudo o que pode ser reaproveitado como papel, vidro, plástico e metal. O material reciclável deve ser colocado em um mesmo saco ou recipiente para ser recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que passará na porta da casa do morador, uma vez por semana. Em breve, a Prefeitura divulgará o dia da coleta seletiva nos bairros que receberão o serviço. 

“Ao separar os materiais, o munícipe reduz o volume de lixo enviado ao aterro sanitário, trazendo economia aos cofres públicos. Ao economizar, o município aumenta o investimento em áreas primordiais para o desenvolvimento, como saúde e educação. A coleta seletiva protege o meio ambiente e prolonga a vida dos aterros sanitários, gerando emprego e renda a recicladores. Essas ações fortalecem a Cooperativa de Reciclagem da cidade, e torna o município mais saudável para todos”, afirma a secretária adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

AGENDA VERDE

A coleta seletiva porta a porta é uma ação do Programa Agenda Verde criado com o objetivo de envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

“A cidade ganha em todos os aspectos com a implantação deste projeto. Separar materiais recicláveis e dar a destinação correta a eles é uma ação de cidadania. Ao cuidarmos do nosso meio ambiente, tornamos a cidade mais saudável e com mais recursos para investimentos em outras áreas”, observa o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Gomes, o Zezé.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atualmente, a coleta seletiva de resíduos é feita por meio de pontos de entrega voluntária de entulhos e recicláveis, os PEVs e os LEVs, onde a população pode descartar gratuitamente esses materiais.

A Prefeitura disponibiliza sete PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) e três LEV’s (Locais de Entrega Voluntária), distribuídos nas cinco regiões da cidade. No mês de fevereiro, começarão a funcionar 10 novos LEVs. Ainda neste ano, outros cinco PEVs serão implantados na cidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo