Nossa Cidade

Prefeitura implantará quatro núcleos de viola

Para preservar e promover a música caipira no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, criará quatro núcleos de viola com o objetivo valorizar a música sertaneja raiz, formar novos grupos de violeiros e contadores de causos. É o projeto Caminheiro Modas e Causos.

Os núcleos de viola funcionarão no Jardim Amanda, Centro, Jd. Nossa Senhora de Fátima (região do Rosolen) e Jd.Nova Hortolândia, a partir do dia 20 de outubro. Os grupos irão ensaiar no Setor Cultural “Arlindo Zadi, no Jardim Amanda, no Centro de Memória “Leogivildo Duarte Junior, região central, no ginásio Poliesportivo “Nelson Cancian”, no Jd. Nova Hortolândia, e no ginásio Victor Savalla, no Jardim Nossa Senhora de Fátima (veja locais abaixo).

Anuncio


Além disso, a Prefeitura criará o Centro de Formação de Violeiros, onde pessoas com noções básicas de viola e violão, poderão aprender técnicas do instrumento, nos quatro núcleos de viola.

Os repertórios serão voltados, especificamente, para “modas de viola” no intuito da perpetuação da música caipira. O primeiro ensaio aconteceu, dia 30 de agosto, no Setor Cultural “Arlindo Zadi”, no Jardim Amanda.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, 150 violeiros dos quatro núcleos do município participarão da Revirada Cultural, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, no Parque Socioambiental Renato Dobelin.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, o objetivo é transformar o município na capital nacional da música caipira. “O projeto é um ponto de partida para o resgate da cultura caipira através dos núcleos de viola das quatro regiões da cidade”, destacou o secretário.

Veja onde funcionarão os núcleos de viola:

Setor Cultural “Arlindo Zadi”, rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Centro de Memória “Leogivildo Duarte Junior, rua Rosa Maestrello, 2, Centro

Ginásio Poliesportivo “Nelson Cancian”, na rua João Barreto  da Silva, 505, no Jardim Nova Hortolândia

Ginásio Victor Savalla, na rua Agnaldo Gomes Cardoso, 500, Nossa Senhora de Fátima (região do Rosolen)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo