Nossa Cidade

Prefeitura implantará Rede de Atenção ao Idoso em Situação de Violência

 

Objetivo é integrar e agilizar ações de proteção e respeito aos direitos dos idosos

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia trabalha para implantar a Rede de Atenção ao Idoso em Situação ou Risco de Violência. A informação é do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo é estabelecer um protocolo de procedimentos que permita uma comunicação entre os órgãos responsáveis pela fiscalização e proteção à pessoa idosa, para que possa ter um tempo de resposta mais rápido na tomada de decisão, de forma intersetorial. Nesta sexta-feira (15/06) é Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso.

De acordo com o diretor de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, uma comissão organizadora foi criada com a função de estruturar a Rede de Atenção, avaliar os conceitos de violência, definir as competências de cada órgão e criar um fluxo de procedimentos. Além disso, a comissão pretende estabelecer padrões de atendimentos nos equipamentos públicos, promover acessibilidade e desenvolver estruturas que possibilitem a mobilidade da pessoa idosa, em estabelecimentos públicos e privados. 

A comissão também tem a proposta de apontar a criação de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida aos idosos. “Com a criação da rede de atenção, queremos um tratamento digno e de respeito aos idosos, com garantia de mais qualidade de vida e acesso aos seus direitos, conforme previsto no Estatuto do Idoso”, afirma Oliveira.

Como denunciar violência contra a pessoa idosa?

Violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas, uma ou mais vezes, que prejudicam a integridade física e emocional do idoso e impedem o desenvolvimento de seu papel social. São cometidas por instituições, filhos, cônjuge, parentes, cuidadores e sociedade em geral, de forma física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira, medicamentosa e/ou emocional”. Em Hortolândia, a Prefeitura oferece os seguintes canais para denúncia: Disque 100; CREAS – (19)3897-4083, 3909-4546, 3949-4653; Direitos Humanos – (19) 3965-1472

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo