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Prefeitura inaugura Ponte Estaiada, com a presença do governador

 

A Ponte da Esperança (Estaiada), construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, será inaugurada, nesta quinta-feira (30/05). O evento, que marcará a liberação do tráfego de veículos pela estrutura, começa às 9h e contará com a presença do governador João Doria. O acesso à ponte para a inauguração se dará pelo Jd. Novo Ângulo, através da avenida Osvaldo Jorge de Souza. A ação integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia.

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A Ponte da Esperança possui 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura, ciclovia e pista de caminhada. Ela está localizada entre o Jd. Santa Rita de Cássia e o Jd. Novo Ângulo. Esta é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, sustentada por 16 pares de cabos de aço, os estais, ligados a um mastro de 75 metros de altura.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, cujas obras estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

Agora que será inaugurada, a Ponte da Esperança vai facilitar o transporte de passageiros entre os bairros de Hortolândia, além de promover a integração regional: quando o Corredor Metropolitano estiver pronto, a ligação entre Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas será por este trajeto, quase que em linha reta, o que colocará a ponte como estratégica neste corredor expresso de ônibus.

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X – Ponte da Esperança

•180 metros de vão

•700 metros de extensão

•75 metros de altura

•16,9 metros de largura

•16 pares de estais

•90 luminárias LED

•Pista de caminhada

•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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