Nossa Cidade

Prefeitura incentiva horta comunitária no Jd. Santa Emília

 

Já está tudo pronto para o plantio das hortas comunitárias nas áreas verdes existentes entre as ruas Flaviano Serra e Luzia Marini, no Jd. Santa Emília. Nesta quinta-feira (08/03), equipes do Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos concluíram o preparo dos quatro canteiros, de 3mx1m, cada, onde a comunidade plantará verduras, ervas aromáticas e medicinais. A equipe também envernizou duas mesas e sete bancos de madeira implantados na área de descanso. A revitalização deste espaço cumpre um dos objetivos do programa Agenda Verde, da Prefeitura de Hortolândia: evitar o descarte irregular de resíduos em áreas públicas. 

Anuncio


Cerca de 40 alunos da rede municipal receberam orientações sobre cuidados com o meio ambiente e, junto com a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, participaram do plantio de 60 mudas de árvores nativas na área revitalizada pela Prefeitura. Entre as espécies plantadas estão Ipês, pau Viola, Cabreúva, Mogno, Peroba e Resedá. O secretário José Nazareno Zezé Gomes também participou.

A programação da Agenda Verde inclui ainda a realização, ao longo desta semana, da Operação Cata Bagulho pela Prefeitura, na região que vai da Vila da Conquista até o Jd. Sumarezinho. O Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental começou, no último sábado (03/03), pela remoção de resíduos com o auxílio de máquinas, limpeza de bueiros, implantação de dois conjuntos de mesas e bancos de madeira, educação ambiental e início do preparo dos canteiros para as hortas comunitárias. A ação mobilizou, além de servidores municipais, crianças, mães, pais e catequistas das comunidades São Pedro (Jd. Santa Emília) e Sagrado Coração de Jesus (Jd. Sumarezinho). A revitalização das áreas verdes recebe o apoio de outras cinco secretarias municipais: Obras/Departamento de Serviços Urbanos, Governo, Mobilidade Urbana, Saúde/UVZ-Unidade de Vigilância de Zoonoses e Educação, Ciência e Tecnologia. 

A ação continua na próxima semana, uma vez que, no local, deverão ser plantadas ao todo 150 mudas de árvores. O plantio e a manutenção das hortas ficarão sob responsabilidade da comunidade. 

Operação Cata Bagulho 

Até esta sexta-feira (09/03), a Prefeitura atuará na região que vai da Vila da Conquista até o Jd. Sumarezinho, com diversas ações de limpeza e zeladoria. A cada dia a Operação Cata-Bagulho passará nos bairros especificados (veja abaixo) recolhendo móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos. 

Durante o Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental, a Prefeitura também realizará limpeza de áreas públicas e bueiros, tapa buraco, roçagem, pequenos reparos em praças, iluminação e varrição.

Descarte irregular é crime

Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e três LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade. Em breve, outros 10 LEVs serão implantados no município, além do serviço de coleta seletiva porta a porta, em projeto piloto, no condomínio Golden Park e nos bairros Jd. Firenze e Pq. Ortolândia.

Confira abaixo as datas e os bairros por onde a Operação Bagulho passará:

segunda-feira (05/03) – Jd. Sumarezinho, Jd. Santa Emília eChácaras Reymar

terça-feira (06/03) – Jd. do Lago, Jd. Girassol e Jd. do Braz

quarta-feira (07/03)- Jd. Malta, Chácara Nova Boa Vista e Pq. Perón

quinta-feira (08/03) – Vila do Presídio, Vila da Conquista, Jd. Nova América e Vila América

sexta-feira (09/03) – Jd. Novo Ângulo, Vila Inema e Chácaras Panaíno

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo