Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Prefeitura informa que sistema de contenção de enchentes vem funcionando conforme previsto

Portal Hortolândia

Publicado

em

A ação em execução atende o Plano de Macrodrenagem da bacia do Ribeirão Quilombo
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, informa que o sistema de contenção de chuvas, na região do Carmem Cristina e Jardim do Bosque, vem funcionando dentro do esperado, evitando enchentes e alagamentos registrados em anos anteriores, em especial na região central e à jusante.

Publicidade

A construção de reservatórios de contenção em Hortolândia atende o Plano de Macrodrenagem do Ribeirão Quilombo executado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do governo do Estado. A ausência das lagoas de contenção poderia ter agravado a situação em Hortolândia e, consequentemente, nas cidades vizinhas.

Hortolândia conta com dois reservatórios de contenção de cheias em operação e um terceiro está em construção na região do Jardim Santa Fé. No Parque Remanso das Àguas “Sebastião Batista Pozza”, onde está um reservatório com capacidade para armazenar 840 milhões de litros de água, é possível verificar o volume das chuvas contidas nos últimos dias. O sistema prevê que em situação de grande precipitação, a água fique no reservatório e o excesso verta pela parte superior da caixa octagonal, seguindo o leito natural do ribeirão com redução da vazão. Em dias comuns, a água segue por um orifício localizado no fundo da caixa.

De acordo com a Defesa Civil, Hortolândia está em estado de atenção em função das chuvas. A cidade registra desde o início de dezembro 352 milímetros de chuva (dados de 28/12), superando a média esperada para o mês, que era de 190 milímetros.

Com as obras de drenagem em operação e em execução, os pontos de alagamento foram drasticamente reduzidos na cidade, em comparação a anos anteriores. Segundo a Defesa Civil, até o momento quatro casas foram interditadas e as famílias foram para casas de parentes.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo número 3897-6050 ou o Corpo de Bombeiros
pelo 193.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

DPBEA realiza mais de 200 cirurgias na 2ª etapa da campanha de castração

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com a campanha de castração de cães e gatos. Nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/12), o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou a 2ª etapa da campanha. A ação aconteceu na área de estacionamento do Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Publicidade

De acordo com o coordenador do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, foram realizadas mais de 200 cirurgias de castração na quinta-feira (03/12). A expectativa é de que seriam feitas cerca de 500 castrações nos dois dias.

A campanha ainda terá a 3ª etapa, que será nas próximas terça e quarta-feira (08 e 09/12) na área de estacionamento do Ginásio Polisportivo “Nelson Cancian”, localizado na rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia. De acordo com o coordenador, a expectativa é de que também sejam realizadas 500 cirurgias de castração.

O DPBEA ressalta que as inscrições para a 3ª etapa já foram encerradas. Portanto, o tutor que não tiver feito a inscrição de seu pet não poderá trazê-lo para fazer a cirurgia. A castração será realizada somente no horário previamente agendado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Servidores Municipais de Hortolândia vestem branco em campanha pelo fim da violência contra a mulher

Prefeitura

Publicado

em

Nesta sexta-feira (04/12), os servidores municipais da Prefeitura de Hortolândia vestiram branco pelo fim da violência contra a mulher. A ação, realizada pela Administração Municipal por meio do  Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, marca o chamado dia D da Campanha do Laço Branco, em que homens buscam sensibilizar outros homens sobre o tema. A programação de eventos começou no dia 2 e vai até o dia 10 deste mês. A iniciativa da Secretaria de Governo também integra os “16 dias de ativismo” pelo fim da violência de gênero. O objetivo é sensibilizar a população no sentido de perceber e enfrentar as diversas modalidades de agressão à figura feminina.

Publicidade

“A ação desta sexta-feira é para mobilizar os servidores a abraçar esta campanha. Foram distribuídos 500 panfletos informativos, com dicas de como prevenir e denunciar este tipo de crime, além de mil lacinhos brancos para colocar na camiseta e mostrar o comprometimento de cada um. Os servidores também vieram trabalhar com camiseta branca”, solicita a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Josefa Teixeira.

Campanha do Laço Branco abraça a mobilização mundial

Lançada no município em 2017, a Campanha do Laço Branco abraça a mobilização mundial em que homens já sensibilizados buscam sensibilizar outros homens para a causa. A ação é realizada em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

Dados do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo mostram que, somente neste ano, até o momento, 404 mulheres vítimas de violência, foram atendidas no CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”. Desde 2017, quando o órgão especializado foi criado, a equipe multi profissional já realizou 2.028 procedimentos, entre acolhimentos e atendimentos psicossocial; orientação jurídica à vítima; registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico; acompanhamento ao IML (Instituto Médico Legal), a hospitais e UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); retiradas de pertences com apoio da GM; além de recâmbio para cidades de origem e famílias extensivas.

16 dias de ativismo

Segundo o Departamento de Direitos Humanos, a Campanha dos “16 dias de ativismo” foi lançada em 1991 por 23 mulheres de diferentes países, reunidas no Centro de Liderança Global de Mulheres para promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. O período engloba datas históricas significativas, marcos de luta das mulheres, iniciando em 25 de novembro, declarado o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finalizando em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a Campanha foi antecipada para 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, fazendo o reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras cujas vidas são marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.  

Confira abaixo a programação da campanha:

07/12, 18h – Tema: O Homem pelo fim da violência contra a mulher

Local: CRAM Roda Conversa com Conselheiras do Conselho Municipal de Diretos das Mulheres

 

08/12, 9h – Violência doméstica não respeita Idade 

Local: Centro de Conivência da Melhor Idade Remanso

 

09/12 – Tema: Publicação Vídeo com as idosas do Centro de Convivência da Melhor Idade enfatizando a importância do Não é Não 

 

10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos – Os Direitos Humanos são definidos como direitos assegurados a todos os seres humanos, um ideal a ser atingido, independentemente de nacionalidade, sexo, etnia, religião, língua, opinião política ou qualquer outro critério desse tipo.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Horário do comércio em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

O horário especial de funcionamento do comércio de Hortolândia, neste final de ano, começa na próxima sexta-feira, dia 4.

Publicidade

A recomendação da ACIAH (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Hortolândia) é que o comércio funcione das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira.
O calendário completo segue abaixo.

Com esta recomendação

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares