Nossa Cidade

Prefeitura informa que sistema de contenção de enchentes vem funcionando conforme previsto

A ação em execução atende o Plano de Macrodrenagem da bacia do Ribeirão Quilombo
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, informa que o sistema de contenção de chuvas, na região do Carmem Cristina e Jardim do Bosque, vem funcionando dentro do esperado, evitando enchentes e alagamentos registrados em anos anteriores, em especial na região central e à jusante.

A construção de reservatórios de contenção em Hortolândia atende o Plano de Macrodrenagem do Ribeirão Quilombo executado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do governo do Estado. A ausência das lagoas de contenção poderia ter agravado a situação em Hortolândia e, consequentemente, nas cidades vizinhas.

Anuncio


Hortolândia conta com dois reservatórios de contenção de cheias em operação e um terceiro está em construção na região do Jardim Santa Fé. No Parque Remanso das Àguas “Sebastião Batista Pozza”, onde está um reservatório com capacidade para armazenar 840 milhões de litros de água, é possível verificar o volume das chuvas contidas nos últimos dias. O sistema prevê que em situação de grande precipitação, a água fique no reservatório e o excesso verta pela parte superior da caixa octagonal, seguindo o leito natural do ribeirão com redução da vazão. Em dias comuns, a água segue por um orifício localizado no fundo da caixa.

De acordo com a Defesa Civil, Hortolândia está em estado de atenção em função das chuvas. A cidade registra desde o início de dezembro 352 milímetros de chuva (dados de 28/12), superando a média esperada para o mês, que era de 190 milímetros.

Com as obras de drenagem em operação e em execução, os pontos de alagamento foram drasticamente reduzidos na cidade, em comparação a anos anteriores. Segundo a Defesa Civil, até o momento quatro casas foram interditadas e as famílias foram para casas de parentes.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo número 3897-6050 ou o Corpo de Bombeiros
pelo 193.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo