Nossa Cidade

Prefeitura inicia construção de barragem no Parque Santa Fé

Lagoas de contenção vão armazenar água da chuva e evitar enchentes na região central da cidade

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou a construção da barragem que ficará entre as duas lagoas de contenção de enchentes, no Parque Linear Santa Fé, em implantação na região do Parque Gabriel, atrás da Câmara Municipal. Após a escavação da área onde a água da chuva ficará represada, evitando enchentes na região central da cidade, os trabalhos se concentram na barragem que separará dois volumes de água: a primeira lagoa terá capacidade de armazenar 537.192 metros cúbicos de água; a segunda lagoa terá capacidade de até 152.309 metros cúbicos de água. As duas lagoas terão funções complementares: enquanto uma represará a água da chuva, a outra fará a drenagem gradativa do volume armazenado, evitando a descida de grande quantidade de enxurrada pelo Córrego Santa Clara, que deságua no Ribeirão Jacuba.

Com o avanço da obra dos reservatórios, a construção do Parque Linear atinge 54% de etapas executadas. Há equipes de trabalhando atuando, também, no plantio de grama e na concretagem da calçada e da ciclovia, às margens das lagoas. O objetivo é finalizar o parque até o final deste ano. O projeto de implantação do Parque Santa Fé, na área que vai desde a região do Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, às margens do Córrego Santa Clara, foi desenvolvido em 2012, na gestão do prefeito Angelo Perugini. A obra é realizada em parceria com o Governo Federal.

Entre os atrativos que o parque oferecerá estão pista de caminhada, com cerca de 1.930 metros de extensão, e ciclovia com 1.481 metros de extensão. Além disso, as lagoas embelezarão o parque, consolidando mais uma área de lazer para a população desfrutar.

A obra do Parque Linear Santa Fé ganhou novo ritmo no início deste ano, após repactuação do contrato com a empreiteira responsável pelo serviço. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, convocou representantes das construtoras com contratos vigentes para redefinir prazos e ajustar cláusulas que estavam atrasando o andamento dos trabalhos. Ao todo, foram repactuadas 20 obras em andamento, inclusive a do Parque Linear.

 

Corredor Ecológico

A retomada do projeto do Corredor Ecológico com a implantação de parques socioambientais com áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo