Nossa Cidade

Prefeitura inicia montagem da estrutura da 1ª Festa do Migrante de Hortolândia

Evento começa na quarta-feira (16) com seis grandes shows, comidas típicas e mais de 30 apresentações culturais

montagem estrutura - festa do migrante - palco da festa

Anuncio


Hortolândia está em contagem regressiva para o início da festa que entrará para a história da cidade: a 1ª Festa do Migrante, realizada pela Prefeitura, que começa na próxima quarta-feira (16/10) e vai até domingo (20/10). Nesta semana, a Secretaria de Cultura iniciou a montagem do recinto da festa, no Parque Renato Dobelin, Centro, próximo ao Supermercado São Vicente. A entrada na festa é gratuita, basta doar um quilo de alimento não perecível para ajudar famílias de baixa renda atendidas pelo Banco de Alimentos.

De acordo com a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, o recinto terá dois palcos. Um será montado para a apresentação dos grandes shows. O segundo palco é o do teatro de arena – que compõe a estrutura do parque -, e receberá som e iluminação especiais para receber os artistas de Hortolândia e região, na Revirada Cultural 2013, que acontece dentro da Festa do Migrante. O projeto cultural é uma parceria da Prefeitura com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), que financia a ação cultural.

O recinto contará com praça de alimentação com cerca de 60 barracas que servirão comidas típicas e bebidas. Deste número, 37 estandes são de empreendedores populares, entidades civis e religiosas que participam da festa. O restante foi comercializado.
A estrutura prevê, ainda, 20 lixeiras para coleta seletiva que serão instaladas em pontos estratégicos do parque, além de 30 banheiros químicos.

Para garantir a segurança dos visitantes, a Administração conta com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de agentes de segurança privada. A festa também disponibilizará uma base de atendimento ambulatorial dentro do recinto, fraldário, setor de achados e perdidos, além de ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A pedido da Prefeitura, a Viação Lira disponibilizará linhas especiais de ônibus urbano para atender os usuários durante os cinco dias de festa. Os taxistas cadastrados na Administração também têm permissão para fazer ponto no recinto, independente da praça de atuação em dias comuns.

Ao todo, a programação prevê a realização de mais de 30 apresentações culturais e cinco grandes shows, durante os cinco dias de festa, além de comidas típicas. O cardápio oferece mais de 30 opções de pratos das cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste. A festa também terá parque de diversões e mini shopping.

PEDACINHOS DO BRASIL

Que visitar o recinto vai sentir um pedacinho de cada região brasileira em Hortolândia. Na recepção, o visitante encontrará painéis com fotos e depoimentos de migrantes que vieram de várias regiões do País e escolheram Hortolândia para viver.

Todas as barracas são personalizadas com as características da região de origem. Os atendentes também se vestirão conforme a tradição da região.

O visitante terá acesso ao recinto por duas entradas: a principal pela Rua Argolino de Moraes, pela rotatória do Supermercado São Vicente, e a outra pela avenida São Francisco, ao lado da estação ferroviária. Nos dias 16, 17 e 18/10, o recinto será aberto a partir das 20h. Nos dias 19 e 20/10, a partir das 10h.

TERRA DE MIGRANTES

Hortolândia é uma cidade povoada por migrantes. Pessoas que saíram dos quatro cantos do País em busca de uma vida melhor no interior de São Paulo. São nordestinos, mineiros, nortistas, gaúchos, paranaenses, que fincaram raiz em Hortolândia e ajudaram na construção da cidade. A diversidade cultural do município levou à criação da lei que institui o Dia do Migrante, comemorado no dia 27 de junho, em vigor desde 2001.

Ao realizar a 1ª Festa do Migrante de Hortolândia, o prefeito Antonio Meira pretende resgatar a tradição de cultura das pessoas de várias regiões do País que ajudaram na construção de Hortolândia.

“Esta festa será uma homenagem a todas as pessoas que apostaram no potencial da nossa cidade e aqui chegaram, décadas atrás, cheias de esperança, em busca de uma vida melhor. É uma homenagem a todos os migrantes que continuam chegando e contribuindo para o desenvolvimento de Hortolândia e na construção de uma cidade cada vez melhor”, afirma o prefeito Antonio Meira.

A expectativa da Secretaria de Cultura é que 100 mil pessoas passem pelo recinto, nos cinco dias de festa, somando os visitantes que assistirão aos shows e os que circularão pela festa.

De acordo com o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a ideia da Prefeitura é organizar uma festa que retrate o perfil da população e que vire tradição. “Estamos preparando uma festa de Hortolândia, para Hortolândia, que identifique as origens dos moradores e que seja uma opção de entretenimento para as famílias”, disse Sampaio.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 1º FESTA DO MIGRANTE

Serviço

O que? 1ª Festa do Migrante de Hortolândia
Quando 16 a 20 de outubro
Onde? Parque Renato Dobelin, Centro

Programação Cultural – 1 Festa do Migrante

DIA 16/10 (QUARTA-FEIRA)
20h – Eleição da Rainha da Festa do Migrante
21h – Show com o padre Fábio de Melo

DIA 17/10 (QUINTA-FEIRA)
20h – Show com a banda Bang Bang /sertanejo universitário
21h – Show com o cantor sertanejo Donizeti

DIA 18/10 (SEXTA-FEIRA)
20h – Show com o Quinteto Dona Zaíra/ forró
21h – Show com a Orquestra de Viola Comitiva da Esperança com Mazinho Quevedo

DIA 19/10 (SÁBADO)
11h- Grupo Madeira Brasil / Chorinho
12h- Grupo Vibrasax /Samba, Maxixe e MPB
13h30 – Teatro “ A Cigarra e a Formiga / Cia São Genésio
14h30 – Teatro “Quero ver quem é que Tira – Grupo Coro de Baianas
15h – Grupo Ojú Obá / Axé e Percussão
16h – Apresentação de Capoeira / Escola de Capoeira Angola Resistência
17h – Maracatucá / Apresentação de dança e música pernambucana
20h – Show com o Trio Mistura e Manda / Samba
21h – Show com a cantora Aline Barros

20/10 (DOMINGO)
10h – Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos (Hortolândia)
10h25 – Companhia de Santos Reis Voz do Oriente (Campinas)
10h50 – Companhia de Santos Reis Ases do Brasil (Campinas)
11h15 – Companhia de Santos Reis Mensageiros da Paz (Campinas)
11h40 – Grupo Folclórico Campinense (Campinas)
12h05 – Companhia de Santos Reis São José Operário (Campinas)
12h30 -Companhia de Santos Reis (Estrela Guia)

13h – Igor Viola e Alan Viola / Sertanejo
13h30 – Maurílio e Guerreiro / Sertanejo
14h –Tucão e Tuquinha / Sertanejo
14h30 – João Du La e Zé Laci / Sertanejo
15h – Da Silva e Paulistinha / Sertanejo
15h30 – Banda Comitiva / Sertanejo
16h – Selino e Selito / Sertanejo
16h30 – Montinele e Paulinense / Sertanejo
17h – Tigrão e Rei da Selva / Sertanejo
17h30 – Cowboy e Violeiro / Sertanejo
18h – Caboclinho e Fortaleza/ Sertanejo
18h30- Trio Moreno / Sertanejo
19h – Jack e Jonas / Sertanejo
20h – Show com Zé Geraldo

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo