Nossa Cidade

Prefeitura inicia parceria com imobiliárias para combate à Dengue

Com o objetivo de combater a Dengue, a Prefeitura de Hortolândia, por meio das Secretarias de Saúde e de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, realizará uma ação para conscientizar os proprietários de imobiliárias e corretores de imóveis. A partir da próxima segunda-feira (30/11), corretores de imóveis receberão material informativo sobre a campanha contra a Dengue, realizada pela Prefeitura em parceria com toda a população.

Ao longo desta semana, a Administração Municipal movimentou toda a cidade durante a Semana de Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue. Até esta sexta-feira (27/11), diversas atividades chamaram a atenção para a necessidade de prevenção: palestras em escolas municipais, unidades de saúde, orientações casa a casa, panfletagem e blitz no trânsito marcaram a programação. “Estamos em um momento de muita chuva. É importante a população se conscientizar e ajudar a Prefeitura a combater a Dengue, pois a prevenção é a melhor solução para diminuirmos o número de casos da doença”, explica a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan.

Anuncio


Neste final de semana, haverá arrastão de combate à Dengue. No sábado (28/11), a ação acontece no Jardim Novo Cambuí. No domingo, é vez dos moradores do Loteamento Adventista Campineiro receberem orientações sobre o combate à doença.

Combate ao mosquito

A Dengue é uma doença grave, que pode matar. Neste ano, duas pessoas morreram, em Hortolândia, em decorrência da enfermidade. Além disso, 5.481 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti, o agente transmissor. Para conter uma epidemia no próximo ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o combate à doença.

Entre as ações realizadas pela Prefeitura para combater a Dengue estão os arrastões aos finais de semana para conscientização da população e retirada de criadouros do mosquito transmissor da doença. Durante a semana, acontece a ação casa a casa para orientação da população sobre como combater a Dengue, palestras em escolas, unidades de saúde e empresas com o objetivo de divulgar as formas de prevenção, além de videoconferências para profissionais da saúde se atualizarem sobre a doença.

A Prefeitura também mantém encontros semanais do grupo Sala de Situação de Dengue, com a participação de representantes de diversos setores públicos, ocasião em que todos os índices da doença são divulgados e discutidos para o desenvolvimento de ações estratégicas.

Desde o início deste ano, as USFs (Unidades de Saúde da Família) realizam consultas para diagnóstico e acompanhamento de pessoas com Dengue, agilizando o atendimento dos casos suspeitos. Até o ano passado, este atendimento era atribuição das equipes de UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Entre as orientações sobre como evitar a Dengue, estão manter quintais livres de entulho ou outros materiais que possam acumular água, proteger garrafas e outros objetos da chuva, guardar brinquedos em local coberto, drenar a água das lajes, limpar calhas periodicamente, tampar caixas d’água e tambores, entre outras medidas. Combater a Dengue é dever de todos.

Sintomas

Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor nas articulações e manchas avermelhadas no corpo. Algumas das complicações da Dengue, que podem causar a morte, são desidratação, hemorragia grave e queda repentina de pressão. Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à unidade de saúde mais próxima. É importante evitar a automedicação, o que pode trazer complicações ao quadro de saúde da pessoa. A orientação é para que, em caso de suspeita, a pessoa seja hidratada até que se inicie o tratamento adequado.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo