Nossa Cidade

Prefeitura intensifica busca e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti

O calor intenso registrado nas últimas semanas favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia intensifica no trabalho casa a casa em diferentes regiões da cidade para combater o inseto.

Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza visitas a residências nos bairros Jardim Terras de Santo Antonio, Residencial João Luiz, Parque Odimar, Jardim Santa Clara do Lago, Parque Maria de Lourdes e Jardim Santana.

Anuncio


Na ação, os agentes orientarão os moradores e distribuirão material explicativo. Além disso, farão busca ativa de possíveis criadouros do mosquito. Caso seja constatada a existência de focos, eles serão eliminados.

O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, salienta que, se forem encontradas larvas do Aedes aegypti, os agentes farão coleta e contagem destas para identificação em laboratório. A Prefeitura solicita que a população receba os agentes e os deixe entrar em suas casas. Eles estão identificados com uniforme e crachás.

A Prefeitura salienta que a população também deve fazer sua parte e colaborar na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma atividade útil é limpar a casa e, assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do Aedes aegypti. Para isso, basta fazer algumas tarefas simples, tais como manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo