Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura investe na reestruturação da Saúde e entrega sete novas unidades de atendimento em três anos

Prefeitura

Publicado

em

Você sabia que nos últimos três anos, a Prefeitura de Hortolândia inaugurou sete unidades de atendimento em saúde? Nestes novos prédios, os munícipes encontram mais conforto, qualidade e atendimento humanizado. Com estas novas unidades, os serviços oferecidos à população foram ampliados. Veja abaixo os principais investimentos realizados pelo prefeito Angelo Perugini para reestruturar a área da Saúde, a partir de 2017, com o objetivo de melhorar o atendimento aos moradores.

No Jardim Amanda, a UBS da rua Almada Negreiros foi inaugurada em maio de 2017. No início daquele ano, a UBS Amanda I estava fechada há mais de um ano. Hoje, atuam no local quatro equipes de Saúde da Família, responsáveis por atender cerca de 16 mil pessoas. A UBS oferece consultas de rotina em pediatria, ginecologia e clínica geral, além de todos os demais serviços de saúde básica, como vacina, farmácia e atividades de grupo.  

Também em 2017, foi inaugurado o novo Centro de Fisioterapia, que funciona na rua Projetada, atrás do Open Shopping, no Remanso Campineiro. O prédio concentra o atendimento num único piso térreo, o que facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e melhora a oferta do serviço de fisioterapia, que antes ficava num sobrado com escada. Hoje, mais de 300 pessoas passam em atendimento no local, totalizando aproximadamente 1.500 sessões de fisioterapia por mês.

Em setembro de 2018, foi a vez da UBS Amanda II ganhar novo prédio. A unidade que funcionava dentro de um centro comercial, agora fica na  avenida Brasil, nº 800, em prédio novo, melhor localizado. Esta UBS possui oito consultórios e junto com a UBS Amanda I divide o atendimento de toda a região do Amanda, um dos maiores bairros da nossa cidade. A obra é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do programa Saúde em Ação.

Já em 2019, o tão esperado serviço de hemodiálise passou a ser oferecido aqui no município. A Prefeitura conseguiu trazer para a cidade o atendimento,  beneficiando cerca de 120 pacientes renais que antes precisavam se deslocar até Sumaré para fazer o tratamento. A hemodiálise no município garantiu muito mais qualidade de vida e segurança para estes pacientes e seus familiares.

Também em fevereiro deste ano, foi inaugurada a UBS Figueiras/São Sebastião, com capacidade de atendimento de cerca de 13,5 mil pessoas. O prédio fica na rua Ary Pinto, nº 115, no Jd. das Figueiras I. Esta é outra unidade construída em Hortolândia pelo programa estadual Saúde em Ação. A unidade conta com três equipes de saúde da família e todos os serviços usuais de uma UBS.

Em maio, a rede de atenção psicossocial também recebeu atenção especial e ganhou reforço com a inauguração do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) Vida, que funciona na rua João Cancian, nº 161, no Parque Ortolândia. O CAPS possui oito leitos para acolhimento de pacientes com transtornos psiquiátricos em momentos de crise.

Em agosto, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara foi reinaugurada na rua dos Estudantes, nº 415, no Jd. do Bosque, com oferta de consultas com médico generalista, clínico geral, pediatra e ginecologista, farmácia, exames laboratoriais e eletrocardiograma. A nova UBS Santa Clara tem capacidade de realizar 3.300 consultas por mês.

Nos últimos três anos, a Prefeitura também abriu oito novas farmácias em Unidades Básicas de Saúde para garantir que os moradores atendidos pelas UBSs possam retirar os medicamentos prescritos pelo médico perto de casa.

A Prefeitura também investe na reforma de unidades de saúde para melhor atender a população. Os trabalhos estão em andamento nas UBSs Santiago, Adelaide e Novo Ângulo.

PIC

A abertura de novas unidades de atendimento em saúde faz parte das ações da Prefeitura para reestruturação da rede pública de atendimento da cidade. Estas intervenções integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Os investimentos na área de Saúde continuam em 2020.  Em breve, a Prefeitura vai começar a obra de reforma do Hospital Municipal para a ampliação do atendimento. As obras envolvem mudanças desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, além de tomógrafo e reorganização de todo o fluxo interno.  Também haverá a ampliação de quatro para cinco salas cirúrgicas, o que vai melhorar a capacidade para a realização de cirurgias.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em cruzamento no Jd Santa Clara do Lago

Redação

Publicado

em

Por

A prefeitura realiza nesta quinta-feira(29) o reforço de sinalização Horizontal no Jd. Santa Clara do Lago.

Um dos principais cruzamentos, a rua Eliel Moreno Gomes(antiga 06) com a Rua Francisco Antônio da Silva teve a sinalização de solo reforçada, o que ajudará os motoristas a realizar o cruzamento com mais segurança.

A ação faz parte da melhoria da segurança viária na cidade realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4509 casos confirmados, 4332 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quarta-feira(2829) mostra que o município teve 4509 casos confirmados, 4332 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 1 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 13 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 03 casos internados em UTI’s fora do município; 04 em enfermaria fora do município; 1 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 07 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 211 em isolamento domiciliar.

5418 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

População reclama de cabos deixados na calçada, no bairro Boa Vista

Redação

Publicado

em

Por

Os moradores do bairro Jardim chácara Nova Boa Vista, procurou a redação do Portal Hortolândia para denunciar o descaso das empresas de Telecomunicações que deixaram cabos jogados na calcada após manutenção.

Após um caminhão arrebentar o cabeamento aéreo na Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, equipes de telecomunicação estiveram no local para realizar o reparo do cabeamento.

Porém, após o serviço de reparo, moradores registraram o cabeamento todo jogado na calcada.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares