Nossa Cidade

Prefeitura lança campanha de prevenção ao câncer bucal

 

Quem tem acima de 60 anos e for às unidades de saúde de Hortolândia durante a Campanha de Vacinação contra Gripe, que começou nesta segunda-feira (23/04), será convidado a participar da Campanha Estadual de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde, realizará a avaliação de saúde bucal para identificar possíveis alterações na boca da pessoa, como feridas que não cicatrizam, mudanças na cor e formato, aspecto das bochechas, lábios, língua e assoalho da boca (parte de baixo da língua). Em caso de suspeita de câncer, o idoso é encaminhado para nova avaliação com especialista no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), órgão da Prefeitura localizado no Parque Ortolândia. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) com equipe de dentista fazem parte desta ação.

Anuncio


De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella, apesar de o foco da Campanha de Prevenção ser idosos com mais de 60 anos, qualquer pessoa que suspeite de alterações na cavidade bucal pode procurar, gratuitamente, o serviço de odontologia mais perto de casa. “Nosso objetivo é identificar o quanto antes os casos suspeitos, a fim de diagnosticar a doença de forma ágil e proporcionar tratamento imediato, ampliando as chances de cura”, justifica.

“Os casos suspeitos são encaminhados para biopsia. Quem tiver a doença confirmada, recebe tratamento gratuito, realizado em hospitais de referência na região”, afirma o coordenador do programa de Saúde Bucal.

Gripe

Começou na segunda-feira, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador da Gripe. Os primeiros grupos de risco priorizados são o de idosos com idade acima de 60 anos e o de funcionários da rede pública de saúde. Quem faz parte deste público, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e garantir a vacinação gratuita, que protege a pessoa contra a doença por um período de 12 meses. Não esqueça de levar a carteira de vacinação para que a imunização seja anotada corretamente.

Nas próximas semanas, a vacinação será ampliada para crianças com idade entre seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mães com bebês de até 45 dias), professores, pessoas privadas de liberdade, além de acientes com doenças crônicas. A campanha tem previsão de ser encerrada dia 1º de junho. Todas as 12 USFs e as cinco UBSs do município oferecerão a vacina contra Influenza, das 7h às 16h.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo