Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura libera estacionamento na Luiz Camilo a partir de segunda-feira (09/12)

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia vai liberar o estacionamento do lado esquerdo em alguns trechos da rua Luiz Camilo de Camargo, na região Central, a partir desta segunda-feira (09/12), data em que o comércio começa a funcionar em horário especial. A medida garantirá mais comodidade à população nas compras de final de ano e o fortalecimento do comércio local. Comerciantes e população serão beneficiados com ações de organização do trânsito e reforço na segurança. (confira datas e horários do funcionamento especial das lojas abaixo).

“Pedimos a colaboração de lojistas e da população para usar a vaga com responsabilidade, de forma rotativa”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, apenas nos pontos de ônibus não será permitida a parada de veículos do lado esquerdo. 

“ Um esquema será montado a fim de esclarecer aos motoristas os locais onde os veículos poderão ser estacionados sem atrapalhar ou impedir o trânsito na via. ”, explica Vasconcelos. 

HORÁRIOS ESPECIAIS

De acordo com a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), nesta segunda-feira (09/12), o comércio começa a funcionar das 9h às 22h.  Nos sábados (14 e 21/12), o funcionamento será das 9h às 18h e nos domingos (15 e 22/12), os estabelecimentos funcionarão das 9h às 15h. Na terça-feira (24/12), as lojas abrem às 9h e fecham às 17h e na quinta-feira (26/12), funcionam das 13h às 18h. No dia 25 de dezembro, o comércio estará fechado e no dia 31/12, o atendimento será das 9h às 15h.

OPERAÇÃO NATAL

Com os novos horários do funcionamento do comércio e a permissão especial para estacionamento na região Central, também nesta segunda-feira (09/12), a Guarda Municipal da Prefeitura de Hortolândia inicia a  “Operação Natal”. O patrulhamento será reforçado em todas as áreas comerciais da cidade. O objetivo é aumentar a segurança de consumidores e comerciantes durante o período das compras de final de ano.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Estiagem e descarte irregular de resíduos contribuem para o surgimento de queimadas

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia monitora focos de queimadas em espaços públicos, particulares, áreas verdes e APPs (Áreas de Proteção Permanente). O trabalho de orientação e fiscalização é feito diariamente, inclusive aos finais de semana, por equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mesmo com a pandemia do Coronavírus. O objetivo é evitar este tipo de crime, que prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, afetando principalmente o sistema respiratório.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, caso haja flagrante no descarte irregular de lixo, entulho, restos de construção civil e outros materiais que facilitam o surgimento dos focos de queimadas, o infrator é orientado a recolher o resíduo descartado, além de poder receber multas (veja valores abaixo). O descarte irregular de resíduo orgânico, entulho e outros materiais pode trazer doenças à população. Objetos que acumulam água podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Garrafas, baldes e outros recipientes precisam ficar protegidos da água da chuva.

“Nossa fiscalização orienta o munícipe contra o descarte irregular de entulho e outros resíduos nestas áreas. Os fiscais percorrem, todos os dias, as regiões com maior incidência. Além do monitoramento, as denúncias recebidas via aplicativo do programa ‘Agenda Verde’ também contribuem para evitar a disseminação deste crime ambiental na cidade. Procurar os locais corretos para o descarte de resíduos, como restos de construção civil, ajuda a diminuir os focos. A umidade relativa do ar está baixa e, junto ao descarte irregular de lixo e entulho, facilita para o surgimento das queimadas”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

Época do ano é propícia a queimadas

Além da poluição, de acordo com a Defesa Civil de Hortolândia, a população precisa redobrar os cuidados e evitar queimadas, uma vez que elas contribuem com o surgimento de problemas respiratórios, que são mais comuns nesta época do ano, e há também o agravante da pandemia do Coronavírus. A umidade do ar é mais baixa, principalmente, no final do Inverno e início da Primavera.  O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

“Manter a cidade limpa e descartar os lixos e resíduos de maneira regular protegem o meio ambiente, evita queimadas e o surgimento de doenças transmitidas por animais peçonhentos. Todos devem fazer sua parte e contribuir para uma cidade melhor. Além disso, não devem ser descartadas bitucas de cigarro, por exemplo. Com o tempo seco, esta ação é fatal para a aparição de queimadas”, observa o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Denúncias pelo aplicativo da “Agenda Verde”

A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente entulho e resíduos nem praticar queimadas. Estas ações são crime ambiental e estão sujeitas a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

* Beba muita água

* Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação

* Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.

* Limpe a casa com pano úmido

* Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente

* Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares

* Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h

* Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia

* Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar

* Nunca fume em ambientes fechados

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura retoma atendimento ao público, das 9h às 15h

Prefeitura

Publicado

em

Hortolândia está na “fase amarela” do Plano São Paulo de retomada consciente das atividades comerciais, desde esta segunda-feira (10/08). Com isso, a partir desta terça-feira (11/08), a Prefeitura também reestabelece o atendimento presencial ao público nas repartições que recebem munícipes, como o Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Secretarias como Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, que prestam serviços diretos à população, voltam a atender o público externo, das 9h às 15h. Já o expediente interno dos servidores de todas as repartições públicas, volta a ser das 8h às 17h, inclusive para aqueles servidores em esquema de trabalho remoto (“home office”).

De acordo com o decreto que regulamenta a retomada do atendimento presencial nas repartições públicas, publicado no Diário oficial do Município (http://publicacoesmunicipais.com.br:8080/eatos/#visualizador;p=75186;src=s), a exceção são os serviços considerados essenciais, cujo atendimento ao público já ocorria com horário estendido e diferenciado.

Nos locais onde o atendimento ao público externo foi retomado, cada setor definirá se haverá agendamento, com objetivo de priorizar as recomendações sanitárias de evitar aglomeração de pessoas.

Hortolândia avança para a “fase amarela”

Desde esta segunda-feira (10/08), começam a valer as determinações do Decreto Municipal nº 4.537, de 9 de agosto de 2020, para a Fase Amarela, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte de todas as modalidades. Os estabelecimentos devem seguir os protocolos e as orientações do plano de retomada consciente do Governo do Estado, com medidas efetivas para conter disseminação do Coronavírus.

A “Fase de Modulação 3 – Amarela” é uma etapa de flexibilização que permite a liberação de demais setores para a retomada das atividades. A Administração Municipal acompanha as determinações de enquadramento de fase e segue todos os protocolos e as determinações do Governo do Estado, apontados no Plano São Paulo. Com as novas determinações, o atendimento simultâneo a clientes e usuários nos estabelecimentos aumentou, mas deve seguir as orientações para evitar aglomerações e protocolos de higiene.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia decreta luto oficial em memória das 100 vítimas da COVID-19 no município

Prefeitura

Publicado

em

É com imensa tristeza que a Prefeitura de Hortolândia informa que registrou a centésima morte por Coronavírus. Em respeito e solidariedade às famílias e aos amigos e, em sinal de pesar e em memória das cem vítimas da COVID-19, a Administração Municipal decretou luto oficial por três dias na cidade. O Decreto n° 4.538, de 11 de agosto de 2020, entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Por esse período, as bandeiras municipal, estadual e federal em prédios públicos municipais permanecerão hasteadas em funeral, a meio-mastro. O hasteamento ocorreu na tarde desta terça-feira (11/08). De acordo com o decreto municipal, o cenário atual traz intenso sofrimento às famílias das vítimas, apesar dos esforços do poder público para preservar vidas e conter os avanços da disseminação do novo Coronavírus. O objetivo da ação é conscientizar toda a população. Mais do que uma estatística, cada perda representa uma história interrompida, uma família em luto e um laço da comunidade que se rompe.

Hortolândia registrou o primeiro falecimento confirmado por conta da COVID-19 no dia 1 de abril e o centésimo no dia 10 de agosto, após mais de quatro meses de ações conjuntas entre poder público, empresários e população, para frear a disseminação do vírus.

Ações municipais

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.

Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h, orientando a população, os comerciantes e empresários a adotarem medidas sanitárias de higiene e distanciamento social. O objetivo principal é firmar uma parceria e auxiliar a todos na luta contra a disseminação da COVID-19, com ações diversas, inclusive na distribuição de máscaras. A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de três mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares