Nossa Cidade

Prefeitura negocia extensão universitária da PUC em Hortolândia

Equipes técnicas do município e da universidade se reunirão para avaliar viabilidade da proposta

puc-campinas

Anuncio


 A Prefeitura de Hortolândia tem tratado com a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) a possibilidade de que haja, na cidade, uma extensão universitária do curso de Medicina. Numa reunião que contou com a presença do prefeito Antonio Meira e do Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom Airton José dos Santos, realizada na última semana, ambas as partes manifestaram interesse na proposta.

 “Demos o primeiro passo para isso, mas ainda não há um projeto formalizado. Agora, nossa equipe técnica se reunirá com a equipe da PUC-Campinas para estudar as possibilidades”, disse Meira. O anúncio das tratativas foi feito, nesta quarta-feira (26/11), durante um encontro entre os 27 profissionais do programa do governo federal Mais Médicos, que atuam no município.

 Meira se mostrou bastante otimista para uma nova etapa do programa, já anunciada pelo Governo Federal, quando especialistas também farão parte do Mais Médicos. “Nossa expectativa é que Hortolândia também seja contemplada com grande número de profissionais, como fomos até agora com os médicos generalistas”, adiantou o prefeito.

 A contratação de profissionais especialistas ainda é um desafio para a Administração Municipal. Atualmente, estão em processo de contratação 42 médicos aprovados em concurso público, sendo que nem todas as vagas abertas foram preenchidas. “Os profissionais aprovados nem sempre são contratados porque a carga horária entra em conflito com a agenda que eles já têm. Acredito que a solução para este problema seja a abertura de mais vagas em cursos superiores de Medicina, com a formação de mais profissionais. A população brasileira cresceu, mas o crescimento das vagas nas universidades não foi proporcional”, justificou o prefeito.

  “Com uma extensão universitária em Hortolândia, o curso de Medicina poderia ser ministrado no município, colaborando para a abertura de novas vagas no curso superior de Medicina. Este é um grande sonho”, finalizou Meira.

Encontro

 A Prefeitura de Hortolândia promoveu um encontro com os 27 profissionais do Mais Médicos com o objetivo de comemorar o primeiro ano do programa na cidade, além de oferecer capacitação e troca de experiência entre os médicos e profissionais da Secretaria de Saúde.

 Participaram da programação, além do prefeito Antonio Meira, a secretária de Saúde, Paula Nista; o tutor do programa Mais Médicos, Adilson Micheloni; e a representante do Ministério da Educação, Evelyn Inamorato.

 “Este é um programa que deu certo no nosso País. Estamos celebrando há um ano a chegada de vocês, com os ótimos resultados que conquistamos para a saúde. Quando o primeiro grupo de médicos deste programa chegou a Hortolândia, pudemos marcar de uma só vez a inauguração de quatro unidades de saúde. Tínhamos os prédios, mas não havia profissionais para atuar. Hoje essa situação mudou. Todas as USFs contam com médicos do programa Mais Médicos, o que garante mais acesso da nossa população à saúde”, disse o prefeito.

 Meira fez um comparativo para exemplificar os benefícios trazidos pelos profissionais do programa ao município. “Há um ano, o Hospital atendia cerca de de 20 mil pacientes por mês. Hoje, os atendimentos são de aproximadamente 15 mil pessoas. Isso significa que as pessoas tem médico mais perto de casa e que estão cuidando mais da saúde”, afirmou.

 Atualmente, o programa Mais Médicos mantém em Hortolândia duas brasileiras, um argentino e 24 cubanos, que acompanham permanentemente a saúde das pessoas atendidas, levando informações sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis para evitar doenças. “São médicos que se dedicam à população de forma muito carinhosa e competente”, destacou a Secretária de Saúde, Paula Nista.

 Um dos médicos que estão em Hortolândia desde o início do programa é o cubano Carlos Alípio Perez Rodriguez. “O encontro de hoje é muito importante para a troca de experiência entre os médicos cubanos e profissionais de outros países. A nossa aprendizagem é muito rica em propostas como esta”, disse Rodriguez.

 Para o tutor do programa, Adilson Micheloni, a proposta de troca de experiências melhora a gestão do programa. “Esta atividade fortalece a estratégia de valorização da saúde da família. Por isso, é muito importante as atividades em grupo e a discussão daquilo que é praticado nas unidades de saúde”, ressaltou. Já a representante do Ministério da Educação, Evelyn Inamorato, destacou o papel formador destes encontros. “Os médicos do programa têm uma proposta de capacitação e qualificação que integra ensino e serviço. Por isso, a Educação é parceira do Ministério da Saúde no desenvolvimento destas atividades”, afirmou.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo