Nossa Cidade

Prefeitura oferece atendimento veterinário gratuito

A Prefeitura oferece atendimento veterinário gratuito a quem mora em Hortolândia e tem animais de estimação. No DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma equipe de três veterinários presta atendimento clínico para cães e gatos, de segunda a sexta-feira, pela manhã ou à tarde. Por dia, são realizadas até oito consultas, por ordem de chegada. É recomendável ligar antes para 3897-3312 ou 3937-5974 e confirmar o horário de atendimento.

Quem chega em busca de atendimento para o melhor amigo, além da consulta clínica e da prescrição médica, pode receber também medicamento, quando disponível na unidade, como explica a responsável pelo local, Érica Silva. O DPBEA funciona na Rua Atanázio Gigo, 60, nas Chácaras Recreio 2000, na região do Jd. Amanda, onde fica o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. No local, além de veterinários, trabalham outros 15 servidores, que cuidam dos animais e da manutenção do espaço. Recém-criado, como ainda não tem dotação orçamentária própria, o órgão busca recursos e parcerias para aprimorar os serviços prestados à comunidade.

Anuncio


Uma das ações em curso, feita em parceria com protetores de animais de Hortolândia, é a campanha pela guarda responsável. Por meio dela, existe tanto a busca por novos lares para os animais, em feiras no município e em cidade da região, quanto a orientação das pessoas sobre o tema, em locais de grande movimentação.

Nesta terça-feira (13/06), acompanhados pelo secretário José Nazareno Zezé Gomes, pela secretária-adjunta Eliane Nascimento e pelo diretor do DPBEA, Vanderlei Azevedo, três protetores estiveram no órgão para conversar com a nova equipe e firmar parcerias. Os biólogos Bruna Ricci de Brito e José Dias, do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, e Liliane Costa Teixeira, da Associação Like Bichos, apresentaram sugestões para o novo Departamento. Os visitantes destacaram o bom diálogo com a Prefeitura, na atual gestão, e apresentaram proposta de ajuda mútua: “Enquanto nós ajudamos na adoção, a Prefeitura ajuda a manter estes abrigos da melhor maneira”, afirma Bruna.

Após ouvir sugestões, o secretário Zezé Gomes agradeceu a parceria e destacou o intuito da Administração de buscar alternativas para aprimorar os serviços prestados no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo