Nossa Cidade

Prefeitura oferece formação a agentes que atuarão na Educação Integral

 

Agentes educacionais que integram o Programa de Educação Integral, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, passaram por formação nesta semana, preparatória para as atividades deste segundo semestre letivo. Desde segunda-feira (29/07), os 57 educadores participam de cursos teóricos que embasarão as atividades a serem realizadas nas estações de vivência dos quatro eixos do programa: Orientação de Estudos (Português e Matemática); Linguagens Artísticas; Recreação, Esportes e Lazer; e Viva Mais: protagonismo. A formação se encerrou, nesta quinta-feira (01/08), com a etapa prática da formação, no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.

Anuncio


Desde a convocação, após chamada pública, os educadores participam de formações, promovidas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Embora a maioria seja de estudantes de Pedagogia, há no grupo artistas e profissionais com outras formações, tais como nutricionistas, farmacêuticos e administradores. Além de alinhar com eles o foco da Educação Integral, as formações visam oferecer ao grupo referências de estudos e propostas de ferramentas didáticas para uso com os alunos.

Na formação desta quinta, no eixo “Viva Mais: protagonismo”, a coordenadora pedagógica Sonarli Gomes abordou “O Valor das Palavras: estratégias de ensino” aos 21 educadores participantes. “Oferecemos, em todas as formações, textos ou recursos do dia a dia, materiais com sugestões para que construam atividades a partir dessas dicas. Passamos a teoria e como pô-la em prática. Aqui, no eixo do Protagonismo, por exemplo, trabalhamos a autoestima, valores sociais, ético-morais, a leitura de diversos gêneros literários que trabalham ideia de gostar de si mesmo, de viver, de estar com o outro, de desenvolvimento humano”, afirma a coordenadora.

De acordo com o Departamento de Educação Integral, as estações de vivência, com a participação dos alunos, serão retomadas na segunda-feira (05/08). “Iniciamos o segundo semestre já com uma boa formação para os agentes educacionais e professores da nossa educação integral. Participamos também de um seminário de educação integral na Unicamp, onde pudemos compartilhar as experiências e o histórico da educação integral em Hortolândia, com os projetos sempre valorizando a qualidade de vida e a escola que está inserida numa comunidade, tem uma boa relação com esta comunidade e tem um trablaho pedagógico que ultrapassa os muros da escola. Desejamos um bom semestre a todos, que nós possamos concretizar tudo aquilo que foi planejado, primando, cada dia mais, pela qualidade da educação das nossas crianças para que elas aprendam mais e, acima de tudo, estudem numa escola que tenha alegria e a pauta da qualidade de vida no seu dia a dia”, ressalta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Educação Integral

Em Hortolândia, a Educação Integral já chegou a 21 das 28 escolas de Ensino Fundamental, atendendo 3.900 estudantes municipais que permanecem o dia todo na escola em atividades no contraturno. Lá eles desenvolvem atividades de dança, música e projetos de estudo e pesquisa, no período oposto ao das aulas regulares, nas chamadas estações de vivência.

A meta da Prefeitura é, até 2020, levar a Educação Integral a 6.000 estudantes da rede municipal. O programa foi criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011 e retomado em 2017. As estações de vivência atuam em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos.

O programa de Educação Integral integra as ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), idealizado para promover o desenvolvimento da cidade em termos urbanos, ambientais, sociais e humanos nos próximos 30 anos. As ações do programa são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com o setor privado, os governos estadual e federal.

 

Programa Escola de Educação Integral:

Escolas participantes

1. EMEB Jd. Interlagos

2. EMEF Viva Mais

3. EMEF Patrícia Maria Capelato Basso

4. EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim

5. EMEB Josias da Silva Macedo

6. EMEF Armelinda Espúrio da Silva

7. EMEF Dona Ana Bodini Januário

8. EMEF Jardim Primavera

9. EMEF João Calixto

10. EMEF José Roque de Moura

11. EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

12. EMEF Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo

13. EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

14. EMEF Renato Costa Lima

15. EMEF Villagio Ghiraldelli

16. EMEF Caio Fernandes Gomes Pereira

17. EMEF Tarsila do Amaral

18. EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

19. EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim

20. EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques

21. EMEF Helena Futava Takahashi

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo