Nossa Cidade

Prefeitura organiza Semana de Prevenção de Quedas para idosos

A fim de discutir “A importância do Equilíbrio para a Terceira Idade”, a Prefeitura de Hortolândia realizará nos dias 6, 8 e 10 de julho, a Semana de Prevenção de Quedas. As atividades serão disponibilizadas via Whatsapp, sempre às 8 horas da manhã, aos idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo.

O objetivo da ação é auxiliar na conscientização das causas e consequências das quedas, pois a diminuição no equilíbrio, falhas na visão e doenças como a labirintite deixam a população idosa mais suscetível a quedas que ameaçam a qualidade e a expectativa de vida.

Anuncio


As atividades serão gravadas no CCMI e contarão com a apresentação e palestras das professoras de educação física Solaine Gomes e Luciene Trindade. Além disso, serão apresentadas dicas e reflexões sobre a importância da identificação dos possíveis riscos e da prática do autocuidado. Os idosos serão convidados a praticar exercícios que auxiliam no equilíbrio.

De acordo com a coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga, a ideia é conscientizar e auxiliar os idosos nesse período de distanciamento social, inovando no modo de oferecer as atividades para conseguir continuar em contato e manter os idosos sempre ativos.

“Hábitos saudáveis e atitudes simples, como a utilização de calçados adequados, evitar a utilização de tapetes soltos pela casa, o uso racional de medicamentos, evitar andar em pisos molhados e a instalação de barras de segurança são algumas das medidas que também podem contribuir para a prevenção das quedas”, disse a psicóloga.

Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.

Mantenha-se ativo

Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo