Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura orienta como solicitar corte ou poda de árvore

arvore

Tornar Hortolândia um município mais verde, bonito e agradável é tarefa de todos. No mês em que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura convida a população a participar do desafio de plantar, junto com ela, 100 mil árvores em quatro anos. E mais: de zelar pelas que já existem na cidade. Afinal, como especifica a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei Federal 6.938, de 31/08/1981, o ambiente natural onde estamos inseridos, assim como as árvores que o compõem, são “patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo”.

A fim de preservar o patrimônio verde que pertence a todos, esteja ele em área pública ou particular, a Prefeitura orienta quanto a cuidados indispensáveis quando se deseja realizar corte, transplante ou mesmo poda de galhos ou de raízes. É que estes procedimentos são regulamentados pela Lei Municipal 1.937, de 2007, e precisam ser comunicados com antecedência à Administração, mais especificamente à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. No caso de podas e transplantes, a medida evitará não somente danos irreversíveis às espécies, que podem levar à morte destas, mas também multa aos responsáveis.

Anuncio

“A árvore respira através das folhas, de pequenas estruturas que ficam lá, os estômatos. Retirar todos os galhos é tirar a respiração e a possibilidade de nutrição dela”, explica a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne D. P. N. Sant’Anna. “O orvalho é fruto da abertura da maioria dos estômatos, é a transpiração que nós vemos de madrugada, que se intensifica nas baixas temperaturas, mas que acontece ao longo do dia”, acrescenta a engenheira agrônoma, esclarecendo que, durante o dia, além de contribuir para a redução da temperatura, a árvore auxilia na purificação do ar, pois absorve gás carbônico e libera oxigênio. Estes são apenas alguns dos muitos benefícios de ter uma cidade arborizada (veja abaixo). Ainda neste governo, a Prefeitura começa a realizar um inventário da arborização urbana.

Como solicitar poda ou transplante

Advertisement

Para evitar danos ao vegetal, o munícipe precisará de orientação técnica para realizar podas ou transplantes. Os interessados podem procurar o Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável pessoalmente e preencher requerimento, solicitando avaliação técnica. É preciso apresentar documentos pessoais, como cópia do RG e comprovante de propriedade do imóvel. O órgão fica no primeiro andar do Paço Municipal Palácio das Águas, na Rua Olívio Franceschini, 2.500, no Remanso Campineiro. Se preferir, pode telefonar para os números 3965-1400, ramal 7913, ou 3965-1435 para ouvir as recomendações necessárias. Uma delas é enviar fotos da árvore, explicando os motivos para solicitar tal procedimento.

Em caso de corte, ou supressão, como é conhecida, a lei exige compensação ambiental. Árvores exóticas, como Ficus, Sete Copas, Alfeneiro ou Flamboyant, têm compensação de uma para uma. Mas, no caso de espécies nativas, como Ipê, Sibipiruna e Aroeira Salsa, a compensação é de uma para 25, ou seja, para cada árvore cortada, haverá o plantio de outros 25 exemplares nativos, pelo menos um deles no local. As demais mudas doadas serão destinadas ao Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, que se encarregará de destiná-las, seja por meio de doação à comunidade, seja por meio de plantio em áreas públicas.

Quando o corte ou a poda drástica acontecem de maneira irregular, seja em área pública, seja em área particular, em caso de flagrante ou denúncia, o responsável (tanto o mandante quanto o executor) está sujeito a multas que variam de R$ 287,23 a R$1.639,14.

Para além das punições, Alynne lembra que a árvore é um bem de todos, um ser vivo que oferece ao homem inúmeros benefícios e precisa ser cuidado e respeitado pela comunidade.

Advertisement

Confira alguns benefícios de ter uma cidade arborizada: 

  • Sombreamento para pedestres e carros;
  • Redução da amplitude térmica;
  • Formação de barreiras contra ventos;
  • Absorção, refração e dispersão de ruídos;
  • Retenção de material particulado em suspensão;
  • Fornecimento de flores, frutos e abrigos para pássaros;
  • Melhoria e harmonização da paisagem urbana, deixando a cidade muito mais bela;
  • Valorização dos imóveis através da sua qualificação ambiental e paisagística;
  • Contribuição para o equilíbrio psicossocial do homem, através da aproximação com o meio natural.
  • Interceptação de águas pluviais, evitando erosão e diminuindo a velocidade da água durante a escorrimento superficial no solo. Desta forma, ocorre a redução dos problemas com erosão e assoreamento do solo, além de contribuir no controle de enchentes e inundações.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade2 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade4 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade5 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região5 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial10 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial10 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região10 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Advertisement
cinema

Populares