Nossa Cidade

Prefeitura orienta moradores sobre a presença de escorpiões no Jardim São Jorge

Com as temperaturas em alta, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população para prevenir acidentes com escorpiões. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza trabalho casa a casa em parte do Jardim São Jorge. A ação cobrirá oito quarteirões e deve durar esta semana toda. O órgão recebeu grande quantidade de reclamações de moradores que relataram a presença de escorpiões no bairro.

Os agentes visitarão as casas para orientar os moradores e distribuirão material informativo. De acordo com a médica veterinária da UVZ, Tosca de Lucca Benini Tomass, os agentes entrarão nas casas para avaliar as potenciais vias de acesso de escorpiões nos imóveis e de abrigos destes animais. Caso seja constatada a presença de escorpião, os moradores serão orientados sobre o manejo do ambiente para evitar os animais.

Anuncio


Para evitar a presença de escorpiões dentro de casa, a UVZ orienta a população a colocar telas em ralos e grelhas, que funcionam como uma barreira para impedir a entrada dos artrópodes.

Outra medida importante recomendada pela especialista é que moradores não acumulem materiais de construção e entulho em áreas externas da casa, ou façam o descarte irregular destes materiais em áreas e vias públicas. O acúmulo de entulho serve de abrigo aos escorpiões.

A população também não deve capturar escorpiões ou eliminá-los com uso de inseticidas comuns, pois tais produtos podem deixá-los mais agitados e, com isso, aumentar o risco de provocar acidentes com picada.

ARMADILHAS

No final do ano passado, a UVZ iniciou o trabalho para detectar a presença de escorpiões em galerias subterrâneas de águas pluviais e de esgoto. O trabalho foi feito com a colocação de armadilhas, que consistem de placas de espuma ondulada, presas próximas do acesso às galerias, locais onde os escorpiões se escondem durante o dia. A presença de escorpiões nas armadilhas confirmou a suspeita da UVZ de que estes animais mudaram de hábitos na área urbana. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 70 acidentes com escorpião. Caso a população encontre escorpião na região onde mora, deve entrar em contato com a UVZ por meio dos telefones 3897-3312 e 3897-5974.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo