Nossa Cidade

Prefeitura orienta moradores sobre cuidados para evitar proliferação do Aedes aegypti neste verão

Com o início do verão, é importante redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inseto que transmite as doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Esta época do ano é marcada pelo calor e pelas chuvas, condições propícias para o mosquito se reproduzir. 

A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para que a população faça sua parte e colabore na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Uma ação útil é observar a própria casa e, assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do mosquito. Dentre as tarefas simples que podem ser feitas estão manter tampados tonéis, barris e caixas d´água.

Anuncio


Outras dicas são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas. Neste ano, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município registra 1.055 casos positivos de Dengue, sendo um óbito.    

COMBATE

A Prefeitura tem realizado ao longo deste ano ações de combate ao Aedes aegypti. Uma delas é o trabalho de casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta ação, agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, visitam as residências dos moradores para fazer busca e eliminação de criadouros de larvas do mosquito. Além disso, eles dão orientações e distribuem material explicativo.  

Outra ação importante de combate ao mosquito é a ADL (Análise de Densidade Larvária). A UVZ concluiu a análise em outubro deste ano. O índice medido foi de 1,2. Por meio da ADL, é possível prever se, nos próximos meses, o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para o município traçar estratégias de prevenção.

A ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado em janeiro deste ano foi de 3,2. Já em julho a análise não foi realizada, em virtude da pandemia do Coronavírus.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo