Nossa Cidade

Prefeitura orienta motoristas sobre importância da segurança viária

Começaram, nesta segunda-feira (18/09), as ações de segurança viária, promovidas pela Prefeitura de Hortolândia, durante a Semana Nacional do Trânsito. Por volta das 7h30, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana distribuíram impressos de orientação aos motoristas, no Jd Amanda, durante a “Caminhada pela vida e prática de Lian Gong”. A atividade do programa Viva Mais, na “I Semana de Valorização da Vida”, reuniu integrantes do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jardim Amanda em percurso da USF (Unidade de Saúde da Família) Jd. Amanda até as lagoas do bairro.

A abordagem aos motoristas, visando a qualificar o trânsito na cidade, segue até sexta-feira (22/09). Ainda no primeiro dia, os agentes percorreram outros trechos do Jd. Amanda e a Rua Luiz Camilo de Camargo, na Região Central. No panfleto (veja abaixo), a Administração orienta: “Dê valor à vida. Seja prudente! Com o aumento da frota na cidade, os cuidados no trânsito devem ser redobrados. A Prefeitura tem compromisso com a diminuição de acidentes e qualidade do trânsito. Faça sua parte, dirija com prudência”, alerta.

Anuncio


Desde a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, em janeiro, a Prefeitura promove ações para a segurança viária, tais como reforço da sinalização nas ruas; atividades de educação para o trânsito; criação do Grupo de Segurança Viária da cidade, com representantes da comunidade e do Poder Público; ampliação da presença de agentes de trânsito nas ruas; realização do movimento Maio Amarelo; e busca de recursos financeiros para ampliar a malha viária para ciclistas, organizar estacionamento em vias públicas, padronizar calçadas para garantir o ir e vir seguro de pessoas com restrição de mobilidade, entre outros.

A Administração Municipal busca levar mais qualidade ao trânsito, prevenindo e reduzindo o número de acidentes. Em 2016, Hortolândia registrou 25 mortes no trânsito. A maioria das vítimas, 23, eram homens e duas, mulheres. Deste total, 14 pessoas morreram no próprio local do acidente e 11, após atendimento na rede pública de saúde. Doze mortes foram em vias municipais e 13 em rodovias estaduais que cruzam o município. Na rodovia jornalista Francisco Aguirre Proença, a SP-101, foram oito vítimas. A maior parte dos acidentes com mortes, num total de nove, envolveu motocicletas.

A segurança no trânsito está nas mãos de todos. Veja como você pode colaborar:

  • Respeite os limites de velocidade
  • Evite usar celular enquanto dirige
  • Respeito os pedestres e as faixas destinadas a eles
  • Evite dirigir, após ingerir bebida alcoólica
  • Se dirige moto, use sempre equipamentos de proteção
  • Exija que todos os ocupantes do veículo usem cinto de segurança, mesmo no banco de trás

Confira a programação:

terça-feira (19/09):

5h às 6h – Garagem da Viação Lira

6h às 7h30 – Portão do IASP

7h30 às 9h – Portão da Prefeitura

16h às 18h – Hospital Mário Covas

18h às 18h30 – E.E. (Escola Estadual) Manoel Ignácio – Rua Luiz Camilo de Camargo

quarta-feira (20/09)

9h às 10h30 – Centro de Convivência da Melhor Idade do Jardim Amanda (parceira com a Secretaria da Saúde)

14h30 às 16h30 – Toda extensão do Jd. Rosolen

quinta-feira (21/09)

9h30 às 11h30 – ao lado do Terminal Metropolitano durante o evento de lançamento do Bilhete Único

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo