Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura orienta sobre comunidade sobre benefícios da alimentação saudável

Prefeitura

Publicado

em

Cerca de 30 pessoas, integrantes de famílias atendidas pela AMCRESS (Associação de Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião), participaram, na manhã desta sexta-feira (21/02), da palestra “Alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A entidade social é uma das credenciadas junto ao Programa Banco de Alimentos, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.  

O tema foi apresentado, em um salão da organização social, pela nutricionista do Programa de Segurança Alimentar, Manuela Regina Caumo. Além de aprenderem deliciosas receitas, aproveitando cascas, talos e outras partes não convencionais de alimentos, os participantes puderam aprender a diferenciar o alimento in natura dos processados e conhecer os “dez passos para uma alimentação saudável e adequada” (veja abaixo).  

Aprenderam, ainda, como evitar o desperdício, desde o momento da compra dos alimentos. Segundo Manuela, é importante comprar alimentos da época, que são “mais baratos, mais nutritivos e têm menos agrotóxico; armazenar em locais e temperaturas adequadas e preparar apenas a quantidade necessária”. 

Outro ponto destacado durante a palestra foi a possibilidade de aproveitar integralmente alguns alimentos, dentre eles folhas de cenoura, couve flor, beterraba (refogados/tortas/bolinhos); cascas de banana, laranja, pepino, maçã, abacaxi, goiaba, abóbora (bolos/sucos/doces); talos de couve flor, brócolis, beterraba (refogados/suflês) e sementes de abóbora, melão, jaca (assados como aperitivos).

“É uma ação de educação nutricional, de tentar combater o desperdício de alimentos, mostrando como usar partes de alimentos não muito usados como talos e cascas, além de ensinar receitas em que consigam utilizar estes alimentos que acabam indo para o lixo”, destaca a nutricionista.

Banco de Alimentos

Fundado há 13 anos, o Banco de Alimentos da Prefeitura promove a distribuição mensal gratuita de gêneros alimentícios, feita por meio de 28 entidades cadastradas no programa. A ação beneficia, atualmente, mais de 3 mil pessoas, que têm sua alimentação reforçada, graças a esta doação.

De acordo com a gerente de Divisão do Departamento de Segurança Alimentar, Cristiane Pessoa da Paz, o Banco de Alimentos se mantém graças a parcerias institucionais e governamentais, tais como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e de campanhas de arrecadação de alimentos e eventos.

Além da doação periódica de gêneros alimentícios, o Banco de Alimentos de Hortolândia também realiza formações gratuitas na área de Educação Alimentar, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, na alimentação e saúde. O objetivo das formações é criar oportunidades para que os atendidos rompam o ciclo de vulnerabilidade social, seja ingressando no mercado formal de trabalho, seja aprendendo a gerar renda. Para tanto, oferece cursos gratuitos como Oficinas de Pães e de Ovos de Páscoa, dentre outros. Mais de 30 mil pessoas, dentre elas membros da comunidade e estudantes da rede municipal, já participaram das atividades até agora. 

Confira os 10 passos da alimentação saudável e adequada: 

●PASSO 1 → Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

●PASSO 2 → Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos

●PASSO 3 → Limitar o consumo de alimentos processados

●PASSO 4 → Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

●PASSO 5 →  Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

●PASSO 6 → Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

●PASSO 7 → Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

●PASSO 8 → Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

●PASSO 9 →  Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

●PASSO 10 → Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares