Nossa Cidade

Prefeitura participa da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal

Iniciativa acontece de 06 a 08 de outubro; inscrições para palestras, oficinas e mini cursos gratuitos devem ser feitas no site do evento

Anuncio


Com o tema “Luz, ciência e vida”, começa nesta terça-feira (06/10) a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia, entidade parceira da Prefeitura. Além da exposição de trabalhos de alunos do Instituto e concursos culturais, a programação inclui palestras, oficinas e mini cursos gratuitos e abertos ao público. Para participar destes, é necessário se increver no site do evento (http://hto.ifsp.edu.br/snct2015/inscrever/). As vagas são limitadas.

As atividades vão até quinta-feira (08/10) e terão a participação de profissionais da Prefeitura, professores da rede municipal, alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”, que têm aulas no IFSP por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca”. Ao todo, 20 estudantes da unidade participarão do mini curso “Android Kids: aplicativos Android com App Inventor”.

A abertura do evento é nesta terça-feira (06/10), às 9h, com a palestra “Transição escola-trabalho: a importância de planejar a carreira”. Além de outras seis palestras, haverá a oficina “WASH! Workshop para Aficcionados em Software e Hardware” e o mini curso “Montagem de circuitos pneumáticos e eletropneumáticos e sua aplicação industrial”, que terá continuação no dia seguinte.

Outra atração do primeiro dia da “Semana de Ciência e Tecnologia” é o inédito “IFSP – Hortolândia de Portas Abertas”. “É uma excelente oportunidade para que os jovens conheçam o Instituto, seus cursos e sua infraestrutura, como laboratórios, projetos pesquisa, ensino, extensão e projetos culturais desenvolvidos pelos alunos e docentes do campus”, destaca Nirlei Maria Oliveira, da Coordenadoria de Extensão do IFSP.

Prefeitura no IFSP

Na quarta-feira (07/10), às 10h, estudantes da 8ª série e do 8º ano da Emef Taquara, do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, participam do mini curso “Android Kids: Aplicativos Android com App Inventor”. A formação será ministrada por Gustavo Bartz Guedes, tecnólogo e mestre pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professor do Instituto Federal.

Já a palestra “Descarte de Eletrônicos: resíduos sólidos”, no mesmo dia, será ministrada por Ricardo Zanoni, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. A atividade acontece às 20h30, no auditório do IFSP.

No último dia do evento (08/10), às 9h, professores da rede municipal de ensino assistirão à palestra “Tecnologia Social em Educação: cultura digital e inovação em práticas de aprendizagem”. O objetivo da formação é promover reflexões sobre aprendizagem, política pública e a prática docente no contexto da cultura digital. O palestrante será o jornalista Aluísio Cavalcante, coordenador de projetos de inovação da ONG Casa da Árvore. O profissional atua, há oito anos, na área da educação, comunicação, cultura e novas tecnologias.

Além de atividades voltadas para a área tecnológica, a “Semana de Ciência e Tecnologia” traz à tona a discussão “Empregabilidade: desafios e possibilidades em tempos de crise”. O objetivo do encontro é discutir o panorama do mercado de trabalho na região, os desafios e perspectivas na atualidade e oportunidades para inserção no mercado. Entre os participantes da mesa redonda estará o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Hortolândia, Dimas Correa Pádua.

Atrações culturais

Manifestações artísticas também têm seu espaço no evento promovido pelo IFSP. Além da premiação aos vencedores dos concursos de Mini Contos e de Poemas, a “Semana de Ciência e Tecnologia” terá a II Semana do livro e da biblioteca, a exposição fotográfica “O mundo através dos meus olhos”, apresentação de coral em Libras (Língua Brasileira de Sinais), gincana e karaokê.

Outra atração é a “2ª Feira do Troca Tudo sem Dinheiro do IFSP”, que visa promover o reaproveitamento de objetos, incentivar o consumo consciente e, ao mesmo tempo, estimular a interação entre os visitantes. Quem quiser participar, basta levar objetos em bom estado de conservação, como roupas, livros e brinquedos. A feira de trocas acontece na quinta-feira (08/10), das 13h30 às 16h30.

Emef Taquara 

Por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, os estudantes da 8ª série e do 8º ano do Ensino Fundamental da Emef Taquara  cursam módulos técnicos, habitualmente oferecidos no Ensino Médio, adaptados para os estudantes do Ensino Fundamental. São eles: Gestão e Empreendedorismo; Informática; Eletroeletrônica, com ênfase em instalação elétrica; e Fabricação Mecânica. Cada semestre representa um módulo.

A cada módulo concluído, os alunos recebem o certificado FIC (Formação Inicial Continuada) e realizam avaliações sobre o que aprenderam. O curso tem duração de um ano, para quem está na 8ª série, e dois, para quem está no 8º ano e cursará o 9º ano em 2016.

A Emef Taquara Branca foi escolhida por ser a única unidade municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a escola está localizada em área predominantemente rural, onde as famílias, em sua maioria, atuam profissionalmente em lavouras e têm pouco contato com o centro da cidade.

Parceria

Para se instalar em Hortolândia, o Instituto Federal contou com o apoio da Prefeitura, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), desde o início da implantação do campus.  Antes da construção do novo prédio, a unidade funcionou provisoriamente no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A Prefeitura cedeu salas no prédio para que o IFSP pudesse dar início às aulas do curso técnico em informática.

SERVIÇO:

 “IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” do IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia

Entrada gratuita

Quando: de 6 a 8 de outubro

Onde: IFSP, campus Hortolândia – Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, Vila São Pedro

Telefone: (19) 3865-8070

Veja a programação completa da “IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” no site do evento:

http://htoifsp.wix.com/sncthortolandia2015

Inscrições para mini cursos, palestras e oficinas:

http://htoifsp.wix.com/sncthortolandia2015#!inscreva-se/cmre

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo