Nossa Cidade

Prefeitura participa de encontro sobre empregabilidade no Instituto Federal

Nesta quinta-feira (08/10), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, participa da discussão “Empregabilidade: desafios e possibilidades em tempos de crise”, que acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia. A mesa redonda, aberta ao público, ocorre às 19h, no auditório do órgão.

Além da participação do secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, a Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP contará com a presença de 60 professores da rede municipal, que assistirão, às 9h, no mesmo dia, à palestra “Tecnologia Social em Educação: cultura digital e inovação em práticas de aprendizagem”. As inscrições para as duas atrações são limitadas e podem ser feitas no portal da instituição (http://hto.ifsp.edu.br/snct2015/inscrever/). As atividades são gratuitas e acontecem no IFSP de Hortolândia, localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, na Vila São Pedro.

Anuncio


Empregabilidade

O objetivo do encontro “Empregabilidade: desafios e possibilidades em tempos de crise” é discutir o panorama do mercado de trabalho na região, os desafios e perspectivas na atualidade e oportunidades para inserção no mercado.

Convidado a compor a mesa redonda para discutir o tema “Empregabilidade: desafios e possibilidades em tempos de crise”, o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Prefeitura, afirma que  é necessária a compreensão do tema para entender o que acontece atualmente. “A participação da Secretaria é para somar, para compreendermos o processo do mercado de trabalho na cidade, na região e no país”, destaca.

Segundo Pádua, o fortalecimento de micro e pequenas empresas, que vem surgindo com frequência na cidade, é também fundamental, como alternativa ao desemprego.

Além do secretário, participarão do encontro o gerente do Núcleo de Programas Sociais da SRTE-SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo), Atílio Machado Peppe, e o Gerente Educacional do IFSP de Hortolândia, Luiz Cláudio Marangoni de Oliveira.

Tecnologia

A palestra “Tecnologia Social em Educação: cultura digital e inovação em práticas de aprendizagem”, que acontece às 9h, será ministrada pelo jornalista Aluísio Cavalcante, coordenador de projetos de inovação da ONG Casa da Árvore.

A formação tem como objetivo promover reflexões sobre aprendizagem, política pública e a prática docente no contexto da cultura digital. O profissional atua, há oito anos, na área da educação, comunicação, cultura e novas tecnologias.

Para o diretor do Departamento de Formação Continuada da Prefeitura, Aparecido Donizete Chagas de Faria, a formação continuada e permanente torna-se uma necessidade para a ampliação de conhecimentos na vida de qualquer profissional. “Pensar a educação diante das mudanças sociais, históricas e culturais, faz do professor um profissional contemporâneo de si mesmo e permite refletir sobre suas práticas dentro do contexto no qual está inserido. Não há como pensar nas transformações da sociedade sem fazer parte desta transformação”, ressalta.

Segundo Donizete, é um erro pensar na tecnologia como redentora dos problemas educacionais. No entanto, o diretor afirma que o papel dos professores e gestores é utilizá-la como instrumento de mediação do ensino-aprendizagem, tornando necessário contextualizar os alunos e aproximá-los de seu tempo/espaço.

Resíduos eletrônicos

Esta quarta-feira (07/10) também é noite de debate no IFSP. Com o tema “Descarte de Eletrônicos: resíduos sólidos”, a palestra apresentará os meios e as formas corretas de descarte dos resíduos eletrônicos, assim como o destino final que o município proporciona aos mesmos.

A atividade, aberta ao público, acontece às 20h30 e será ministrada por Ricardo Zanoni, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura.

Emef Taquara Branca

Na manhã desta quarta-feira (07/10), 20 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental)Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”, do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, participaram do mini curso “Android Kids: Aplicativos Android com App Inventor”. A formação, pertencente à Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP, orientou os jovens sobre o desenvolvimento de aplicativos para o sistema Android com o uso do Mit App Inventor.

Os estudantes cursam módulos técnicos no Instituto, habitualmente oferecidos no Ensino Médio, adaptados para os estudantes do Ensino Fundamental. São eles: Gestão e Empreendedorismo; Informática; Eletroeletrônica, com ênfase em instalação elétrica; e Fabricação Mecânica. Cada semestre representa um módulo.

A cada módulo concluído, os alunos recebem o certificado FIC (Formação Inicial Continuada) e realizam avaliações sobre o que aprenderam.

A Emef Taquara Branca foi escolhida por ser a única unidade municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a escola está localizada em área predominantemente rural, onde as famílias, em sua maioria, atuam profissionalmente em lavouras e têm pouco contato com o centro da cidade.

SERVIÇO:

O Quê: Palestra – “Descarte de Eletrônicos: resíduos sólidos”

Quando: quarta-feira (07/10), às 20h30

O Quê: Palestra – “Tecnologia Social em Educação: cultura digital e inovação em práticas de aprendizagem”

Quando: quinta-feira (08/10), às 9h

O Quê: Mesa redonda – “Empregabilidade: desafios e possibilidades em tempos de crise”

Quando: quinta-feira (08/10), às 19h

Local das atividades: Instituto Federal São Paulo, campus Hortolândia – Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, Vila São Pedro

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo