Nossa Cidade

Prefeitura planta árvores em praça do Jd. Terras de Santo Antonio

 

A Praça Américo Antônio, na Rua Antônio Gazeta, no Jd. Terras de Santo Antonio, ganhou novas árvores, neste final de semana. A Prefeitura de Hortolândia, junto com a comunidade local, plantou 91 novas mudas de espécies nativas e também exóticas, em espaço próximo à academia ao ar livre e ao campinho. A ação, realizada no sábado (07/04), faz parte da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental, que acontece até o dia 16 deste mês, na região do Jd. Rosolen.

Anuncio


Entre as espécies plantadas estão Calistemo, Resedá Gigante, Sangra d´Água, Aroeira Salsa, Algodão do Brejo, Grumixama, Pitanga e Ipê de Jardim, de acordo com o Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que participou diretamente da ação. 

A primeira etapa do Mutirão continua, nesta segunda-feira (09/04), com a Operação Cata-Bagulho, realizada pelo Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras. Haverá ainda limpeza de avenidas, praças, canteiros centrais e áreas públicas. As força-tarefa passa por quatro bairros: Jd. Nossa Senhora de Fátima, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito e Jd. Ricardo. O caminhão da Operação Cata-Bagulho recolhe móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos. 

A Agenda Verde mobiliza outros órgãos municipais, dentre eles as secretarias municipais de Governo e Obras/Departamento de Serviços Urbanos. A segunda etapa acontece nesta terça e quarta-feira (10 e 11/04) em outros seis bairros da região (veja abaixo). 

Descarte irregular é crime

Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e 12 LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade, três deles na região do Jd. Rosolen: um modelo metálico, na Rua Marcelina Ramos Meira (próximo ao banco Santander) e dois contêineres plásticos, um na Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo) e outro na Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Confira abaixo as datas e os locais por onde a Operação Cata-Bagulho passará na 2a etapa:

10 e 11/04/2018 – passando pelos bairros Jd. Ricardo, Jd. Nossa Senhora de Lourdes, Jd. Santa Izabel, Jd. Nossa Senhora da Penha, Jd. Santa Cândida e Jd. Rosolen, da Rua Bambina Cicconi Camilo à Rua Emma Friedrici Geraldelli.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo