Nossa Cidade

Prefeitura premia os melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade

Está chegando a hora de saber quais são os melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade. A Prefeitura realiza, na próxima terça-feira (26/11), às 19h, a premiação da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”. A cerimônia, fechada para os estabelecimentos inscritos e convidados, será no Recanto Ruis, no Parque Ortolândia. A escolha dos melhores estabelecimentos é feita por meio de votação aberta ao público pelo do site do roteiro, www.hortolandia.sp.gov.br/saboresdehortolandia. Na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

Neste ano, o Prêmio Excelência de atendimento será dividido em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental. O prêmio será concedido aos três estabelecimentos mais votados por categoria. Concorrem à premiação os 110 estabelecimentos inscritos na 2ª edição do roteiro. A cerimônia de premiação terá ainda apresentação do Quarteto Cultura Instrumental, formado por servidores da Secretaria de Cultura. 

Anuncio


Por meio do roteiro “Sabores de Hortolândia”, a Prefeitura visa apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local. O roteiro foi produzido nos formatos impresso e digital e entregue aos estabelecimentos inscritos para que distribuíssem aos consumidores.

A 1ª EDIÇÃO

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

PIC

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê investimentos de cerca de R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras, serviços e ações em todas as áreas. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

PRÊMIO JACUBA

Já no dia 04/12, a Prefeitura realizará a cerimônia do Prêmio Jacuba. O evento será no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. No mesmo dia, a Secretaria de Cultura faz o lançamento da exposição “Sabores de Hortolândia: Uma Mistura de Temperos, Histórias e Cultura”. 

O prêmio visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes da receita da jacuba. 

Concorrem ao Prêmio Jacuba os seguintes estabelecimentos: Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow Hamburgueria, Botica Panela de Barro, Cannon Prime Restaurante e Lanchonete, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla, Restaurante Hortolândia 3, Keh Coxinhas, Matriz do Açaí, Paladari’s Pizzaria, Pastel da Feira, Pesqueiro e Lanchonete do Chico, Saizen Sushi e Wood Bar.

A escolha do melhor prato foi feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura. 

Os pratos receberam notas de 0 a 10. Foram avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba tinham que estar, obrigatoriamente, na receita dos pratos. 

A comissão julgadora fez as degustações dos pratos em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. Os estabelecimentos tiveram que incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo