Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura prepara solo para erguer ponte entre o Jd. São Sebastião e Jd. Interlagos

Prefeitura

Publicado

em

Mesmo com o tempo chuvoso, a Prefeitura de Hortolândia prossegue com a obra de construção da ponte de ligação entre o Jd. São Sebastião e Jd. Interlagos. Nesta sexta-feira (08/11), o canteiro de obras passou por aterro do solo, ação que prepara a base do terreno para a obra estrutural. A ponte, que terá 308 metros de extensão, fará a travessia sobre o córrego existente entre os dois bairros, unindo as ruas Boca de Leão, no Jd. São Sebastião, e Joaquim Marcelino Leite, no Jd. Interlagos. A construção tem previsão de ser finalizada no próximo ano. A obra faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e será realizada com recursos financiados pelo Banco CAF.

Conforme informações da Secretaria de Obras, com a nova ponte, a Administração Municipal garantirá um sistema viário mais seguro e eficaz entre o Jd. São Sebastião e Jd. Interlagos.  Como a passagem atual fica no nível da rua, sempre que chove forte a água do córrego transborda e impede o tráfego de veículos. “Com a finalização desta obra, a população terá maior facilidade no acesso entre os bairros, principalmente em dias de chuva”, destaca o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas. Além da construção da ponte, a obra contemplará a canalização do córrego em um trecho de 35,80 metros.

Publicidade

Apesar de a rua Boca de Leão estar a apenas 270 metros da rua Joaquim Marcelino Leite, nos dias de chuva forte o trânsito fica bloqueado. Com isso, os motoristas são obrigados a fazer um desvio pela região central da cidade, trajeto de nove quilômetros, equivalente a 20 minutos de carro.

Obras do PIC

Esta é mais uma obra viária do PIC, que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Escolinhas esportivas particulares poderão retomar atividades coletivas em quadras em Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

A Prefeitura publicou, nesta terça-feira (22/09), Decreto Municipal que estabelece a retomada das atividades coletivas em quadras de escolinhas esportivas particulares, com ou sem fins lucrativos. Para tanto, é preciso que cumpram os cronogramas e protocolos sanitários setoriais estaduais previstos no ‘Plano São Paulo’, do Governo de São Paulo, bem como as orientações do Ministério da Saúde e as normativas complementares do município. Confira o documento na íntegra clicando aqui.

O documento entrará em vigor a partir desta quarta-feira (23/09). Ainda não estão autorizados quaisquer eventos ou competições esportivas do esporte amador no município, sejam eles públicos ou privados. Para garantir a segurança à saúde pública e evitar a disseminação da COVID-19, a Administração Municipal, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, avalia e retoma as atividades no município de maneira responsável e gradual.

Publicidade

Nesses espaços, as atividades esportivas estavam autorizadas a retomar o atendimento individual de treinamento, desde a publicação do Decreto n°4.562, de 04 de setembro de 2020. O Decreto n°XXXX, de 22 de setembro de 2020, altera o Decreto nº 4.374, de 17 de março de 2020, que veda a realização de atividades ou eventos, públicos ou privados, nos quais ocorra aglomeração de pessoas.

Hortolândia está na “Fase de Modulação 3 – Amarela” do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte, conforme estabelecido em Decretos e Portarias Municipais. 

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3,2 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ponte Estaiada está Iluminada em amarelo para segurança no trânsito e prevenção ao suicídio

Redação

Publicado

em

Por

A campanha “Setembro Amarelo” marca duas causas sociais importantes: a prevenção aos acidentes de trânsito e também ao suicídio. Por este motivo, a Ponte da Esperança (estaiada) está iluminada na cor amarela, desde a noite desta segunda-feira (22/09). A iniciativa é da Prefeitura de Hortolândia.

O sistema de iluminação decorativa foi instalado na estrutura da ponte de forma permanente, no ano passado. Os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como o Natal e a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Publicidade

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.

Ato Nacional pelo Dia da Mobilidade Urbana

Em comemoração ao Dia da Mobilidade Urbana, que faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 até o dia 25 deste mês, a Administração Municipal, realizou um ato simbólico na manhã desta terça-feira (22/09), também na Ponte Estaiada. Aproximadamente mil balões de gás hélio, amarelos e brancos, representando a prevenção aos acidentes de trânsito e à vida, foram soltos no local. A ação foi realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Viação Lira.

Ainda de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, prefeituras de todo o país realizaram atos semelhantes para marcar a data. “Realizamos este ato simbólico, em conjunto com os fóruns Nacional e Paulista da Mobilidade Urbana e a Viação Lira, seguindo as recomendações para evitar a disseminação do Coronavírus, para continuarmos alertando sobre a necessidade de mais paz no trânsito no Brasil. Intensificaremos cada vez mais as ações em nossa cidade por um trânsito seguro”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Também foi celebrado, nesta terça-feira, o Dia Mundial Sem Carro e, na sexta-feira (25/09), será comemorado o Dia Nacional do Trânsito, instituído em 1997 com o objetivo de conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Segundo o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade. Em 2019, a cidade registrou 19 óbitos em acidentes viários, o menor número desde 2015, quando foram apontadas 25 mortes no trânsito da cidade.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Sarampo: Quase 5 mil pessoas já foram imunizadas em Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Você ainda não se imunizou contra o Sarampo? Então, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa e não deixe para a última hora! A campanha de vacinação contra a doença vai até o dia 31 de outubro. A vacina está disponível nas UBSs do município para a população adulta de 20 a 49 anos. Também podem receber a imunização pessoas com idade entre seis meses a 19 anos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, já foram imunizadas 4.971 pessoas, das quais 1.858 com idade de seis meses a 29 anos, e 3.113 com idade de 30 a 49 anos. O órgão ainda informa que, neste ano, até o momento, o município registra 7 casos notificados de Sarampo, dos quais dois positivos, cinco negativos e nenhum óbito.

Publicidade

Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os públicos-alvo da campanha procurem a UBS mais próxima de casa para receber a imunização e, com isso, evitar que a doença se alastre pela cidade, neste momento de pandemia do Coronavírus.

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a campanha é para intensificar a imunização contra o Sarampo. A doença estava sem ocorrência de casos no Brasil, mas, em 2019, foi reintroduzida em território nacional.

Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra o Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose D (dose de intensificação). Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação.

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

plantao policial plantao policial
Policial1 hora atras

Policia prende “Disciplina do crime” no Jardim Amanda

A Policia Militar prendeu no final da tarde desta terça-feira(23) um fugitivo da justiça, no bairro Jardim Amanda. A equipe...

Nossa Cidade3 horas atras

Escolinhas esportivas particulares poderão retomar atividades coletivas em quadras em Hortolândia

A Prefeitura publicou, nesta terça-feira (22/09), Decreto Municipal que estabelece a retomada das atividades coletivas em quadras de escolinhas esportivas particulares, com...

Nossa Cidade3 horas atras

Ponte Estaiada está Iluminada em amarelo para segurança no trânsito e prevenção ao suicídio

A campanha “Setembro Amarelo” marca duas causas sociais importantes: a prevenção aos acidentes de trânsito e também ao suicídio. Por...

Nossa Cidade3 horas atras

Sarampo: Quase 5 mil pessoas já foram imunizadas em Hortolândia

Você ainda não se imunizou contra o Sarampo? Então, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua...

Nossa Cidade4 horas atras

Coronavírus Hortolândia: 3913 casos confirmados, 3751 curados e 135 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta terca-feira(22) mostra que o município teve 3751 casos...

Policial21 horas atras

Agentes penitenciários encontram cocaína em pacotes de suco na Penitenciária de Hortolândia

Agentes penitenciários encontram cocaína em pacotes de suco na Penitenciária de Hortolândia Agentes do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares