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Prefeitura prepara “Student Book” para ensino de língua inglesa

Neste ano letivo, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia contarão com uma nova ferramenta para aprendizado de Língua Inglesa. Coordenadores pedagógicos e professores desta disciplina trabalham na elaboração de uma apostila (o “student book”), material que auxiliará no entendimento do conteúdo das aulas.

De acordo com a coordenadora pedagógica dos professores de Língua Inglesa, Jacqueline Cabrerizo, não há uma base curricular nacional para o ensino de língua inglesa para alunos do 1º ao 5º ano. “Por isso, a intenção é elaborar um material consonante com a proposta pedagógica de ensino de nossa rede municipal”, destacou a coordenadora.

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A preparação deste material começou em 2011, quando o município contratou professoras de língua inglesa por meio de concurso público. “Pesquisamos várias coleções de livros didáticos e suas propostas pedagógicas, tendo como referência o conteúdo adequado e contextualizado para o estudante brasileiro, a proposta curricular do nosso município e os conhecimentos prévios vivenciados pelos nossos alunos com o idioma”, explica Jacqueline. “Em 2014, concluímos o nosso currículo específico para a disciplina e, a partir daí, fomos selecionando e aprimorando as atividades de modo que houvesse a possibilidade de contemplar as quatro habilidades: escutar, falar, ler e escrever. Assim, nossos alunos vão aprender de maneira lúdica e envolvente”, enfatizou.

Cidadão do mundo

O material, que fica pronto neste ano, aborda situações cotidianas contextualizadas, vocabulário temático, datas comemorativas estrangeiras, de forma a promover a formação de um aluno “cidadão do mundo”. Antes da definição deste currículo, os professores de Língua Inglesa, com apoio da coordenação pedagógica, planejavam mensalmente o conteúdo das aulas e as atividades complementares, sendo que os alunos recebiam cópias deste material.

“Esta apostila de inglês concentra tudo aquilo que já definimos como essencial para o aprendizado da língua estrangeira, de acordo com o ano escolar de cada aluno. O material facilita a transmissão de conhecimento pelos professores e possibilita que os alunos acompanhem todo o conteúdo com mais praticidade”, afirmou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

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