Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura promove oficina sobre benefícios da arborização e técnicas de poda

imagem 167

A fim de promover a arborização de Hortolândia e otimizar os serviços de poda e manejo de árvores em áreas públicas do município, a Prefeitura promoveu, na manhã desta quarta-feira (25/09), Oficina de Orientação e Manejo de Arborização Urbana, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A formação reuniu cerca de 20 participantes, dentre eles servidores das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos, bem como funcionários de empresas parceiras como o Consórcio Horto Ambiental e a Demax. O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Zezé Gomes, e a Diretora do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo, também participaram do curso.

Ações Voltadas à Arborização Urbana atendem a uma das diretivas do PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o qual a Prefeitura está alinhada. O programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área ambiental e de desenvolvimento sustentável. 

Anuncio

Com duração aproximada de quatro horas, a oficina foi conduzida por servidores públicos com grande experiência na área, que há mais de 11 anos compõem o corpo técnico da Prefeitura no Setor de Cobertura Vegetal e atuam na Arborização Urbana do município. A engenheira agrônoma Alynne Danielle Pereira Nececkaite Sant’Anna ficou responsável pela parte teórica e o técnico agrícola Toni Cláudio Andrade Sousa, pela etapa prática. No final, o coordenador da Equipe de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, falou aos participantes sobre a importância do trabalho integrado, em equipe.

Entre os temas abordados estão os benefícios da Arborização Urbana, as técnicas de manejo e os tipos de poda a serem utilizadas em árvores plantadas em áreas públicas. “Tivemos grande receptividade por parte tanto da Horto Ambiental assim como da Demax e grande comprometimento da equipe para que o curso acontecesse. Abordamos diversas técnicas de poda, salientando o que fazer e o que não fazer no manejo de árvores em espaços públicos, assim como os cuidados necessários com o uso da roçadeira para não danificar as espécies arbóreas. Já em relação às técnicas de manejo da arborização urbana, demos um apanhado das seguintes técnicas: adubação de cobertura, tutoramento, desbrota, tipos de poda e podas erradas, coroamento, capina, irrigação, combate às ervas daninhas e importância da calçada verde e do espaço árvore. Também relatamos sobre práticas inadequadas nas árvores, como o anelamento”, afirma Alynne Sant’Anna.

Advertisement

Na parte prática da oficina, Toni Cláudio enfatizou o passo a passo de como fazer a poda dos galhos de forma correta. O técnico explicou ainda sobre os tipos de poda – ornamental, de limpeza, de rebaixamento, de levantamento e de condução.

Arborização de Hortolândia

Até 2020, a meta do governo Angelo Perugini é plantar 100 mil mudas de árvores em toda a cidade. A Administração Municipal já plantou 67.024 novas árvores de janeiro de 2017 a setembro de 2019.

Veja os benefícios de plantar árvores em casa e em áreas públicas:

Advertisement

•Fornecer sombra e diminuir a temperatura local, propiciando conforto térmico a todos seres vivos e ajudando a diminuir o Aquecimento Global;

•Proteger contra ventos fortes, agindo como um quebra vento;

•Proteger contra ruídos, oferecendo conforto acústico;

•Corroborar para dar privacidade a determinados locais, quando plantados como barreira física;

Advertisement

•Contribuir para aspectos estéticos, uma vez que possuem grande importância paisagística, agindo sobre a saúde física e mental do ser humano e auxiliando na melhora da qualidade de vida;

•Aumentar a infiltração de água no solo, consequentemente diminuindo a incidência de enchentes e protegendo o solo de erosões, além de ajudar a abastecer as nascentes;

•Fornecer abrigo e alimento para a fauna local ou como corredor ecológico, garantindo a manutenção e o equilíbrio ecológico tanto para a fauna silvestre, quanto para a flora local;

•Reduzir a incidência dos raios solares sobre a pele, diminuindo a incidência de câncer;

Advertisement

•Aumentar a umidade relativa do ar, assegurando melhor conforto das vias respiratórias;

•Filtrar poluentes emitidos pelos carros, amenizando os altos índices de poluição, pois as partículas ficam acumuladas nas folhas e no tronco das árvores.

Município VerdeAzul

O PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”, ressalta o site do programa. Deste modo, o ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

Advertisement

Conheça as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental do PMVA:

1. Município Sustentável

2. Estrutura e Educação Ambiental

3. Conselho Ambiental

Advertisement

4. Biodiversidade

5. Gestão das Águas

6. Qualidade do Ar

7. Uso do Solo

Advertisement

8. Arborização Urbana

9. Esgoto Tratado

10. Resíduos Sólidos

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil42 minutos ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região1 hora ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes12 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade16 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade18 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade19 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região19 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Advertisement
cinema

Populares