Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura promove workshop para orientar idosos sobre os cuidados ao usar mídias sociais

Prefeitura

Publicado

em

Em plena era digital, quem tem 60 anos ou mais também descobriu como é bom estar conectado à internet, seja pelas facilidades de receber e enviar mensagens e fotos, seja para falar rápida e frequentemente com os amigos, seja para comprar um lanchinho ou chamar a condução ao toque de um dedo. Mas, como toda tecnologia, é preciso saber lidar com os perigos envolvidos.

Para alertar sobre tudo isso, a Prefeitura de Hortolândia promoverá, nesta segunda-feira (17/02), às 14h, no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolen, um “Workshop de Mídias Sociais”. Embora voltado aos 40 idosos que cursaram o módulo 1 do “Curso de Inclusão Digital”, o evento gratuito é aberto à comunidade, sem restrição de idade. O CCS Jd. Rosolen está localizado na Rua Guido Rosolen, 177. Não é necessário fazer inscrição previamente. A iniciativa é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

Durante o bate-papo, de cerca de duas horas, haverá dicas sobre o uso das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, como o Facebook e o Instagram, de e-mails, bem como os cuidados com as notícias falsas (“fake news”). O tema será abordado pelos oficineiros do CCS, Vinícius Butioli e Luiz Gustavo dos Santos. 

“Será uma roda de conversa entre amigos, não só para os idosos, mas para jovens e demais pessoas da comunidade. É preparatória para o segundo módulo do Curso de Inclusão Digital, que os idosos fizeram no ano passado. Nós os incentivamos a usar as mídias sociais. Agora, precisamos abordar os perigos envolvidos, como o das fake news. Há quem pense que só porque chegou via celular, a informação é verdadeira e muitas vezes não é. Queremos ver qual o interesse pelo tema e quantos pretendem se inscrever neste módulo que faremos em março”, afirma a coordenadora do CCS Rosolen, Eliana Silva.

“Este curso atende ao desejo dos idosos de estarem atualizados e integrados com as ferramentas e aplicativos do celular, já que as pessoas ficam cada vez menos tempo ‘desconectadas’. As expectativas e os objetivos do curso estão voltados para a atualização tecnológica e aquisição de conhecimento nesta área, conforme a demanda advinda dos participantes”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, quando do lançamento do Curso de Inclusão Digital.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Único caso confirmado de Covid19 em Hortolândia já bem

Redação

Publicado

em

Por

O único caso confirmado de contágio por Coronavírus em Hortolândia já recebeu alta e passa bem.

Se trata de um morador do Condomínio Vila Flora, trabalhador de uma multinacional da região.

Ele estava em isolamento desde o dia 14 de março e de acordo com a administração do condomínio, seguiu todos os protocolos de isolamento.

Este era o único caso confirmado do Coronavírus em Hortolândia. No balanço deste domingo(29) a cidade possuía 60 pacientes aguardando resultado dos exames. 10 casos já foram descartados.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolandia retifica números sobre coronavírus

Redação

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Hortolandia retificou, neste sábado(28), o número de casos de coronavírus no município. A Secretaria de Saúde do Estado havia informado na última quarta-feira(26) que havia 2 casos na cidade.

A Prefeitura de Hortolandia solicitou a correção dos dados, informando que na cidade há apenas 1 caso de contaminação por coronavírus.

56 pacientes estão sob investigação, aguardando resultados de exames. 10 casos já foram descartados na cidade.

A Prefeitura de Hortolandia ressalta que os casos confirmados são informados imediatamente a Secretaria de Saúde do Estado.

No estado de São Paulo, são 1.406 casos confirmados de coronavírus, com 84 óbitos, de acordo com o último balanço do estado divulgado neste sábado.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Guarda Municipal de Hortolândia detém dois após carreata dos comerciantes

Redação

Publicado

em

Por

Os comerciantes foram para frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Hortolândia, na manhã desta sexta-feira (27) por volta das 10 horas, no Parque São Miguel. Dois indivíduos foram detidos pela Guarda Municipal. 

Equipes da Guarda Municipal foram solicitados via rádio a comparecerem na rua José Cláudio Alves dos Santos, onde havia uma carreta transitando pela rua com várias pessoas. A equipe chegou em frente ao prédio da prefeitura, onde os manifestantes estavam impedindo o tráfego de veículos. 

Segundo os Guardas Municipais, os manifestantes desembarcaram dos veículos e começaram a andar, a manifestação durou uns quarenta minutos e logo depois as pessoas foram saindo do local.

A Guarnição abordou um veículo que estava na carreata na avenida Olívio Franceschini, então o veículo e os passageiros foram encaminhados até a delegacia.

Diante dos fatos, dois homens foram levados para providência da polícia judiciária, após se certificar dos fatos através das declarações apresentadas, a autoridade determinou apenas o registro e todos foram liberados.

Após os comerciantes se reunirem no estacionamento de uma loja de Departamentos, seguiram em carreata até o Palácio das Águas. 

A reportagem do Portal Hortolândia entrou em contato com alguns comerciantes que preferiram não se identificar, onde eles falaram que só queriam chamar a atenção das autoridades para a situação difícil que estão vivendo sem poderem trabalhar. 

De acordo com um comerciante, a manifestação foi positiva, o que atrapalhou o objetivo foram duas pessoas que aproveitaram o movimento para fazerem politicagem.

Por Raquel Trindade

Continue Lendo