Nossa Cidade

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para cursos profissionalizantes gratuitos de teatro e dança

Se você sonha em trabalhar no mercado cênico ou de dança, a Prefeitura de Hortolândia oferece uma oportunidade de formação profissional. A Administração Municipal prorrogou até o dia 31 deste mês o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes (Formações Culturais) gratuitas de teatro e dança. Os interessados devem se inscrever na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos, que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Em caso de menor de idade, o interessado deve fazer a inscrição acompanhado do responsável. São 400 vagas disponíveis.

Os cursos profissionalizantes são ministrados por arte-educadores que possuem graduação, mestrado e doutorado e foram selecionados pela Prefeitura por meio de processo de credenciamento baseado na experiência artística e docente. 

Anuncio


Por meio dos cursos, o aprendiz pode solicitar o registro profissional (DRT) junto ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de SP) e ao SindDança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) para poder atuar nos respectivos mercados de trabalho. 

Para fazer a inscrição é necessário apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG), cópia do comprovante de residência, cópia de atestado de escolaridade do Ensino Médio ou Ensino Superior, uma foto 3×4. Em caso de menor de idade, cópia da Carteira de Identidade (RG) ou de outro documento de identificação do responsável. Para efetivar a inscrição, o interessado terá que passar por processo seletivo que será aplicado pelos arte-educadores que ministram os cursos.

As aulas começam no dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, na própria Escola de Artes. De acordo com a Secretaria de Cultura, os cursos profissionalizantes têm duração mínima de quatro semestres, com carga horária de 1.160 horas. Os aprendizes participam da Mostra de Artes da Cena (MAC), realizada pela Prefeitura a cada final de semestre, evento cultural que traz espetáculos encenados pelos próprios aprendizes. 

Os cursos profissionalizantes têm componentes curriculares práticos e teóricos. O aprendiz pode optar por cursar de uma a cinco componentes curriculares oferecidos no semestre, de acordo com seu interesse e disponibilidade. Ele pode ainda complementar a formação com atividades extra-curriculares promovidas pela Prefeitura. Não é obrigatório cursar todas os componentes para ter direito ao histórico escolar.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo