Nossa Cidade

Prefeitura prorroga prazo para credenciamento de arte educadores

Interessados devem se inscrever até o dia 17 deste mês; profissionais atuarão em 20 áreas diferentes nos espaços culturais da cidade

arte-profissionais

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, prorrogou o prazo de inscrição para o credenciamento de profissionais que desejam atuar na área cultural. Os interessados podem se inscrever até o dia 17 deste mês.

Para fazer a inscrição é preciso enviar a documentação por meio dos Correios, para o endereço da Prefeitura, na Avenida Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro, Cep 13184-472, especificando como destinatário a Secretaria de Cultura, ou pelo e-mail [email protected] (confira a documentação completa abaixo).

O arte educador deve ser artista ou profissional da educação com ou sem formação acadêmica. O edital tem o objetivo de selecionar profissionais para atuarem nos espaços culturais, mantidos pela Secretaria de Cultura, e organizações culturais parceiras da Prefeitura.

As áreas de atuação são: artes para crianças, capoeira, dança do ventre, balé, canto coral, dança de salão, rádio na internet, cultura digital (informática), grafitti, teatro (iniciação), teatro na saúde, dança profissionalizante, teatro profissionalizante, produção audiovisual, sapateado, violão, violino, desenho artístico, fotografia e edição digital.

De acordo com a Secretaria, este é o segundo ano que o edital é realizado. De 2013 a 2015, o valor destinado para editais ligados a formações culturais aumentou de R$ 30 mil para R$ 300 mil, o que possibilita que todas as formações culturais sejam mantidas e ampliadas.

Para a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, o edital de credenciamento vai ampliar o atendimento à população. “Com esta ferramenta, nossos espaços culturais vão atender mais aprendizes, incluindo a Escola de Artes, que está em fase de acabamento na região do Jardim Amanda. As contratações de arte educadores para a Escola de Artes permitirão que as formações culturais mantenham o nível de iniciação e também de futura profissionalização dos aprendizes”, afirma Patrícia.

Segundo o secretário de Cultura, Glauco da Costa, a seleção de profissionais por meio de editais permite a Administração contratar os melhores profissionais da área da cultura para atuarem nestes espaços. “Damos um importante passo na estruturação do Promfac (Programa Municipal de Formação na Área da Cultura) e cumprimos as metas do Plano Municipal de Cultura na área de formação”, explica Glauco.

Documentos exigidos para o credenciamento

Formulário de inscrição, Anexo VI do edital;

Cópia do RG e do CPF;

Cópia do Cartão Cidadão, do INSS ou do Pis/Pasep;

Comprovante de residência atual;

Currículo dos últimos três anos;

Declaração de idoneidade, Anexo III do edital;

Declarações descritas nos itens 5.2.1 (anexo IV) e 5.2.2 (anexo V) do edital.

Formações Culturais

As oficinas de formações culturais são desenvolvidas no CAC (Centro de Arte e Cultura), no Jardim Nossa Senhora de Fátima; na Biblioteca Luz do Saber, no Jardim Amanda; no Centro de Convivência da Melhor Idade, no Remanso Campineiro; no Espaço Bem Estar, no Jardim Mirante e no Quiosque da Leitura, dentro do Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago.

A Prefeitura atende 1.600 alunos com as oficinas: teatro, teatro (a partir de 15 anos), violão, viola caipira e catira, violão melhor idade, dança de salão (gafieira, soltinho e bolero), artes para crianças (a partir de 5 anos), capoeira, dança do ventre, balé, artesanato, bmx Freestyle, forró pé-de-serra, lian gong, xadrez, kung fu, dança de rua (crianças até 10 anos), dança de rua (acima de 10 anos), rádio na internet, graffiti, desenho artístico, produção audiovisual e artesanato (bordado de fita, crochê e  pintura em pano de prato).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo