Nossa Cidade

Prefeitura quer descobrir onde estão os animais silvestres de Hortolândia

População pode colaborar ligando para o número 3845-1149

Se, durante piquenique com a família num dos parques da cidade, ou, no churrasco com amigos numa chácara, você encontrar um bicho “estranho” pelo caminho, ligue para a Prefeitura. No telefone 3845-1149, do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, a Administração aguarda a sua chamada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É o serviço “Disque Bicho”, que começa a funcionar a partir desta segunda-feira (27/05).

A Secretaria de Meio Ambiente de Hortolândia quer saber por onde andam os animais silvestres da cidade. Esta é uma forma de busca passiva de informações sobre a existência de fauna silvestre no território do município e arredores.

Anuncio


O objetivo é montar um banco de informações sobre ocorrências, encontros e observações de animais silvestres. O material vai direcionar as ações de levantamento da fauna existente no município que a Secretaria pretende desenvolver posteriormente.

Neste número, a população pode ligar para relatar tanto o encontro ou a visualização eventual do animal silvestre, quanto para informar uma situação de convivência periódica ou habitual com qualquer espécie de animal silvestre ou exótico, tais como gambá, tatu, mão-pelada, lobo guará, tamanduá, jaguatirica, jibóia, coruja, tucano, dentre outros. A cada ligação será feito o cadastramento, a partir da descrição do bicho, do local onde foi encontrado, bem como os dados da pessoa que está informando. Outro canal aberto com o serviço é o “email” [email protected].

Após receber as informações e catalogá-las, a Equipes de Fauna, da Secretaria de Meio Ambiente, visita o local. Os casos que envolvam animais acidentados e outras ocorrências urgentes continuarão sendo atendidas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada.

“A informação espontânea é de grande importância”, afirma o veterinário Paulo Mancuso, responsável pelo projeto. “Queremos conhecer melhor onde está a nossa fauna, fazendo este levantamento, que está previsto no Código de Proteção Animal do Estado de São Paulo”, explica.

SERVIÇO:

“Disque Bicho”
Fone: 3845-1149
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Canal alternativo: [email protected]

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo