Nossa Cidade

Prefeitura quer trazer para Hortolândia programas Bom Prato e Recomeço

 

Município fez solicitação ao Governo do Estado nesta semana para fortalecer ações de inclusão social 

Anuncio


O prefeito Angelo Perugini quer trazer para Hortolândia os programas Bom Prato e Recomeço, realizados pelo governo estadual. Os dois projetos são importantes para fortalecer as ações de inclusão social realizadas no município nas áreas de segurança alimentar e de tratamento de pessoas viciadas em droga. A solicitação para incluir Hortolândia nos programa foi feita, nesta semana, ao secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior. O Estado avalia o pedido.

Por meio do programa Bom Prato, Hortolândia ganharia um restaurante popular, destinado à população de baixa renda, com oferta de refeições saudáveis pelo valor de R$ 1,00. A alimentação oferecida é balanceada com 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, um corte de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremessa, preparadas com o intuito de oferecer uma comida saúdavel para o público-alvo. As famílias também podem consumir no café da manhã, leite com café, achocolatado, ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. 

O Bom Prato reforçaria outras iniciativas da Prefeitura na área de segurança alimentar como o Banco de Alimentos (que distribui alimentos para famílias de baixa renda) e a Cozinha Comunitária (que serve refeições para pessoas atendidas pela rede de assistência social ao custo de R$ 1).

No programa Recomeço, clínicas de reabilitação cadastradas recebem recursos para a internação, gratuita, de dependentes químicos no município. Durante a internação, os pacientes recebem serviços de suporte, atendimento, acolhimento e tratamento aos dependentes químicos. Os serviços oferecidos são: de desintoxição, avaliação médica, tratamento ambulatorial intensivo, semi-intensivo e não intensivo para dependentes químicos, clínica equipada com enfermaria de desintoxicação com 21 leitos e 37 vagas para moradia assistida, academia, laboratório de áudio, vídeo e teatro, cozinha experimental com refeitório e banheiros, entre outros.

Com a implantação do programa, a Administração pretende oferecer um serviço de qualidade para tratamento de dependentes químicos e fortalecer as políticas públicas realizadas na cidade de apoio às famílias de usuários de drogas.

 O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Bueno e o diretor de Inclusão e Desenvolvimento Social, Filipe Brandão, representaram o prefeito Angelo Perugini na reunião com secretário estadual de Desenvolvimento Social Gilberto Nascimento Júnior, em São Paulo.

“Com os programas Bom Prato e Recomeço, o prefeito Angelo Perugini quer ampliar as ações de inclusão social na cidade e garantir mais qualidade de vida à população em vulnerabilidade social. Esperamos uma resposta positiva do Estado”, disse Bueno.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo