Nossa Cidade

Prefeitura realiza ação casa a casa para conter o avanço da Dengue em três regiões da cidade

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, tem que ser contínuo. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia prossegue com as ações de casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza visitas a residências nas regiões do Jardim Firenze, Vila Real e Furlan.

 

Anuncio


Na ação, os agentes orientam moradores e distribuem material explicativo. Além disso, eles fazem busca ativa de possíveis criadouros do mosquito. Caso seja constatada a existência de focos, eles são eliminados. De acordo com o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, caso sejam encontradas larvas, os agentes farão coleta para identificação em laboratório. A Prefeitura solicita à população para que receba os agentes e os deixe entrar em suas casas. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá.

 

A Prefeitura salienta que a população também deve colaborar na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma atividade útil é limpar a casa e, assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do inseto. Para isso, basta fazer algumas tarefas simples, tais como manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, até o momento, o município registra 1.036 casos positivos, sendo um óbito e outros 35 aguardam resultado.

 

Outra ação importante de combate ao mosquito é a ADL (Análise de Densidade Larvária). A UVZ concluiu a análise no mês passado. O índice medido foi de 1,2. Por meio da ADL, é possível prever se, nos próximos meses, o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para o município traçar estratégias de prevenção.

 

A ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado em janeiro deste ano foi de 3,2. Já em julho a análise não foi realizada, em virtude da pandemia. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo