Nossa Cidade

Prefeitura realiza busca ativa de casos de Tuberculose

Durante este mês de setembro (até 23), todas as unidades de saúde de Hortolândia estão mobilizadas na busca ativa de novos casos de Tuberculose.

A ação atende a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde. O diagnóstico precoce de Tuberculose agiliza o tratamento, que tem duração de seis meses.

Anuncio


Em qualquer época do ano, novos pacientes são identificados por profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No entanto, com a busca ativa, pacientes que apresentarem sintomas de Tuberculose podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, sem necessidade de encaminhamento médico, e solicitar o teste da doença.

Caso o exame dê positivo, a pessoa será encaminhada para tratamento gratuito na rede de saúde.

A Tuberculose é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo ar, quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse há mais de três semanas, emagrecimento repentino, febre e sudorese noturna.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos no Brasil e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. O tratamento é simples, mas prolongado. O doente precisa tomar medicamentos diariamente, por um período mínimo de seis meses. A interrupção do tratamento e sua retomada posterior dificulta o combate à doença. Por isso, os pacientes não devem abandonar o uso dos remédios, conforme orientação médica. Se todas as orientações forem seguidas, a cura é garantida.

De acordo com a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Hortolândia, Êrica Adriane Ribaldo Ribeiro, o município identificou, neste ano, 46 novos casos de Tuberculose. “Dez pacientes já tiveram alta após a cura da doença”, ressaltou. Em 2018, foram 53 novos casos, com 50 curas. Tradicionalmente, os municípios que alcançam mais de 85% de índice de cura recebem um prêmio da Divisão de Tuberculose, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. “A premiação deste ano, referente a 2018, será no próximo dia 23. Estamos otimistas que teremos nosso trabalho reconhecido, pois no ano passado alcançamos 94,34% de cura dos casos de Tuberculose”, enfatizou Êrika.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo