Nossa Cidade

Prefeitura realiza limpeza no lago do Parque Remanso das Águas

As obras de implantação do Parque Remanso das Águas, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina, estão nos últimos detalhes. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, já realizou todas as etapas estruturais e de paisagismo, dando início à checagem dos itens que restam para deixar o parque pronto até maio, quando acontecerá a inauguração da área de lazer. Nesta semana, a vegetação que se formou na lagoa de contenção de enchentes está sendo removida, ação que deixará o espelho d’água mais bonito.

Entre as etapas já concluídas, está o reservatório de contenção de enchentes, com capacidade para armazenar até 840 milhões de litros de água e o sistema de iluminação, entregue pelo prefeito Antonio Meira em janeiro.

Anuncio


As luzes foram acesas a pedido dos frequentadores do parque que, mesmo antes da finalização das obras, já utilizavam o local para a prática de exercícios físicos e lazer. Ao redor do lago, foram implantados 163 pontos de luz em luminárias LED, que vão garantir maior beleza ao local e mais segurança aos frequentadores. O complexo apresenta 31 refletores de piso, 80 postes com seis metros de altura, 14 postes com 12 metros de altura, além de 19 postes para luminária dupla com 12 metros de altura.

Remanso das Águas

Quando finalizado, o parque oferecerá à população duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados; três quadras de malha e duas quadras de Bocha. As crianças, por sua vez, terão parquinhos com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador, localizados em diferentes pontos do parque. Além disso, já foi concluída a implantação de um reservatório de contenção de enchentes no parque. O reservatório tem capacidade para armazenar até 840 milhões de litros de água.

“Este será o maior parque da cidade, desenvolvido num projeto que alia uma obra importante de contenção de enchentes à qualidade de vida da população. Trabalhamos nesta área para que seja um parque de beleza visual e com diversos atrativos na área de lazer e esportes, para uso de toda a família”, destacou o prefeito Antonio Meira.

Entre os atrativos da nova área de lazer estão, ainda, academias ao ar livre, com prancha abdominal, barras paralelas, barras verticais para alongamento e barra de flexão. Nestes pontos, a população poderá fazer alongamentos e se exercitar antes de praticar esportes nas quadras.

O aproveitamento da área ocorre, ainda, na utilização da pista de caminhada e ciclovia, ambas com 1.753 metros de extensão. Para comodidade dos futuros usuários do parque, a obra em andamento inclui três áreas para estacionamento, com capacidade total para 97 veículos.

Corredor Ecológico

A proposta da Administração Municipal é integrar todas as regiões por meio de um corredor verde, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; passando pelo Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago; pelos parques lineares Chico Mendes e Renato Dobelin, na Região Central; além das lagoas de contenção Jac-2, no Carmem Cristina; Jac-1, que passa embaixo da Ponte Estaiada, entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo; e o reservatório Jac-3, na região do Parque Gabriel.

 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo