Nossa Cidade

Prefeitura realiza oficina preparatória para a Operação Verão

Aproximadamente 34 membros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil participaram, nesta quarta-feira (18/09), de uma oficina preparatória para a Operação Verão deste ano. A atividade foi realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, no Auditório Andrea Borelli, localizado no bairro Remanso Campineiro. O curso, feito com agentes da Defesa Civil, capacita homens e mulheres do grupo de proteção para ajudar a população em problemas naturais como enchentes e deslizamentos, na estação mais chuvosa do ano.

O grupo é composto por duas pessoas de cada secretaria da Administração. De acordo com a Secretaria de Segurança, na oficina, são mostradas as quatro fases preparatórias para o enfrentamento de problemas. A primeira fase já é realizada antes mesmo da Operação, com campanhas educativas e de conscientização contra o descarte irregular de lixo e entulho, um dos principais “vilões” para o surgimento de enchentes. Dentro da primeira fase, também está a limpeza e desentupimentos de bueiros, além dos trabalhos que ajudam na contenção de barrancos, evitando deslizes de terra.

Anuncio


Na segunda fase, os membros capacitam suas habilidades nos primeiros socorros, primordiais para salvar vidas. A terceira fase consiste no treinamento do grupo no auxílio a possíveis vítimas de desastres naturais, como por exemplo, a orientação a procurar programas da Prefeitura que possam ajudar desabrigados, desamparados ou desalojados. A última fase da capacitação é aperfeiçoar a ajuda na reconstrução e reparação da cidade, bem como a retomada da ordem após algum distúrbio causado por forças da natureza.

OPERAÇÃO ESTIAGEM

Para minimizar os efeitos do tempo seco, está em andamento a Operação Estiagem, que começou no dia 1º de Maio e termina no dia 31 de setembro. De acordo com a Defesa Civil, o objetivo da ação é monitorar as queimadas que acontecem em diversos pontos da cidade e alertar a população sobre os impactos que a baixa umidade do ar causa no cotidiano das pessoas.

Segundo a Defesa Civil, o descarte irregular de lixo e entulho em áreas verdes e espaços públicos contribui com o surgimento das queimadas. Além disso, fumar em ambientes fechados é outro vilão para a saúde durante o tempo seco.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo